domingo, 22 de junho de 2008



RESGATE DO BÚZIO, ANTIGA DANÇA TRADICIONAL PANKARARU!

"Nós pankararu jovem que a um tempinho atrás que nós não tinhamos mas o costume de dançar o búzio, porque nós tínhamos perdido, mas através de fotos e um filme que nós buscamos na USP no ano de 1935.
Veio um historiado pesquisando diversas culturas inclusive encontrou dos pankararu a dança dos praias, do búzio, do toré e varias outras, também.
A gente aqui na nossa nação temos uma diversidade cultural e dentro dessa diversidade cultural nós buscamos dos mais velhos, então foi a gente procurando perguntando a eles o toante como que é cantado com o búzio para ser realizado o toré da dança do búzio que é realizado com os guerreiros e as guerreiras pankararu que nós fazemos em tradições, em apresentações e é nossa cultura , pankararu uma cultura muito bonita a que todos nós damos valor."
(Helvis Pankararu)

8 comentários:

Kristal disse...

Tive um amante indígena que adorava me ver dançar a dança Pankararu. Eu executava essa dança totalmente nua enquanto aquele índio imenso e apaixonado esmurrava um tambor de couro de zebra, emitindo gemidos e gritos guturais !

Angela Ursa disse...

Kristal, vc está chegando de viagem? Foi curtir o verão europeu? Então, você sabe dançar o búzio? Você deixou mesmo enlouquecido o índio do tambor :))
Beijos da Ursa

Miguel Andrade disse...

Ursa, por um triz a Kristal seria a nova Luz Del Fuego. Só resta saber se ela dançava com a cobra também...

Mudando de assunto, já estava na hora das ecolas brasileiras incluírem alguma matéria sobre as tradições indígenas. Mas a sério, não como educação artística, ou algumas outras que só preenchem horário, ao invés de ensinarem arte verdadeira, por exemplo. Mas se tivesse isso é de se duvidar se não retratassem o índio como aquele ser distaaaaante, pacatinho, quase folclórico. :(

meus instantes e momentos disse...

Teu blog é uma escola, que se tem vontade de ir. Adoro esse blog, porisso volto sempre

Angela Ursa disse...

Miguel, seria bom se os próprios índios pudessem ensinar a sua arte nas escolas. Beijos floridos da Ursa :))

Instantes e momentos, obrigada pelo elogio. Seja sempre bem-vindo! Beijos :))

nd disse...

Querida amiga,

Como foi o seu São João?

O meu foi demais da conta de bom.
bjavuuuuuuuus

Anônimo disse...

Angela,
adorei o enfeite da cabeça.
Beijos!

Angela Ursa disse...

Bandeiras, meu São João foi bem frio!! BRRRR ! :)) Beijos da Ursa

Gená, é um enfeite original mesmo :)) Beijos da Ursa