Índios caingangues plantam muda de cedro em forma de cruz junto ao túmulo de um grande líder, em Chapecó (Foto de 1999 - Fonte da imagem)
A língua portuguesa no processo de escolarização na Educação Indígena
(Resumo do artigo do amigo Florencio Rekayg Fernandes e de Maria Joana Bueno. Para ler o artigo completo, clique AQUI )
Resumo: Trabalhar com a questão da Língua Portuguesa em alunos indígenas kaingangues, deve-se ao fato de que em algumas comunidades indígenas onde a cultura indígena é preservado e devido a esse tipo de cultura predominante, às escolas se encontram diante de um dilema: Como proceder metodologicamente com crianças que vão a escola somente falando a língua materna, cabendo ao docente indígena proporcionar a essas crianças formas para o desenvolvimento do português sem comprometer a língua, mas sim meios de adaptação à um cultura que se vêem comprometidas em virtude do intenso contato com a população "branca", e para evitar o processo de perda, se faz necessário uma política educacional que efetivamente reconheça a diversidade em todos os campos, não como um problema, mas como um enriquecimento para as gerações, seja elas indígenas ou não, mas que no conjunto das diferenças que realmente encontramos nossa própria identidade e dessa forma outras sociedades devem ressaltar que a escola sempre leve o aluno a valorizar, conservar e conhecer uma cultura indígena distante de sua realidade. A língua portuguesa pode ser para os povos indígenas um instrumento de defesa de seus direitos legais econômicos e políticos e um meio para ampliar o seu conhecimento e o da humanidade para que sejam reconhecidos e respeitados em sua diversidade.
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