terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

Tópico em homenagem à amiga e aniversariante Matilda (Nanbiquara)
Nanbiquara, em tupi-guarani, significa pessoa de fala inteligente. Esta árvore, o umbuzeiro, me lembrou a terra dela e o amor que ela tem pela natureza. Além disso, o umbuzeiro representa a riqueza interior, a poesia, a solidariedade, a amizade. Nanbiquara, parabéns pelo dia de hoje! Beijos carinhosos da Ursa!


A riqueza do umbuzeiro (Fonte)
No Brasil colonial era chamado de ambu, imbu, ombu, corruptelas da palavra tupi-guarani "y-mb-u", que significava "árvore-que-dá-de-beber". Pela importância de suas raízes foi chamada "árvore sagrada do Sertão" por Euclides da Cunha.
O umbuzeiro é uma árvore de pequeno porte em torno de 6m de altura, de tronco curto, esparramada, copa em forma de guarda-chuva com diâmetro de 10 a 15m projetando sombra densa sobre o solo, vida longa (100 anos), é planta xerófila.

Vários órgãos da planta são úteis ao homem e aos animais:
Raiz Batata, túbera ou xilopódio
é sumarenta, de sabor doce, agradável e comestível; sacia a fome do sertanejo na época seca. Também é conhecida pelos nomes de batata-do-umbu, cafofa e cunca; criminosamente é arrancada e transformada em doce - doce-de-cafofa. A água da batata é utilizada em medicina caseira como vermífugo e antidiarréica. Ainda, da raiz seca, extrai-se farinha comestível.
Folhas Verdes e frescas, são consumidas por animais domésticos (bovinos, caprinos, ovinos) e por animais silvestres (veados, cagados, outros); ainda frescas ou refogadas compõem saladas utilizadas na alimentação do homem.
Fruto O umbu ou imbu é sumarento, agridoce e quando maduro, sua polpa é quase líquida. É consumido ao natural fresco - chupado quando maduro ou comido quando "de vez" - ou ao natural sob forma de refrescos, sucos, sorvete, misturado a bebida (em batidas) ou misturado ao leite (em umbuzadas). Industrializado o fruto apresenta-se sob forma de sucos engarrafados, de doces, de geléias, de vinho, de vinagre, de acetona, de concentrado para sorvete, polpa para sucos, ameixa (fruto seco ao sol). O fruto fresco ainda é forragem para animais. A industrialização caseira do umbu sugere os seguintes produtos: - Fruto maduro: polpa para suco integral, casca para obtenção de pasta, casca desidratadas ( ao sol ou forno) e moídas para preparo de refrescos, xarope;- Fruto "de vez" (inchado) ou verde: umbuzadas, pasta concentrada, compota;- Fruto verde (figa): umbuzeitona, doce de umbu;- Casca do caule: remédio;- Folhas: salada da folha verde e salada refogada da folha.

9 comentários:

  1. Amiga Angela, obrigada, que gentileza, que carinho, gostei muito, viu?
    Fiquei emocionada mesmo, um beijo grande e muitas felicidades para você também, :).

    ResponderExcluir
  2. Amiga nanbiquara, fico feliz de você ter gostado! :)) Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga.
    Não tive coragem de ver os vídeos. Muitas notícias que vêm da China me apavoram: o aborto (quando são meninas), a exploração do trabalho humano, agora o sofrimento dos animais. Dói o coração e precisamos nos indignar!
    Abraços.

    PS: Fiquei muito feliz em ver que você colocou o link para o meu blog! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Que homenagem linda, Angela! E o significado de Nanbiquara e umbuzeiro... quanta coisa rica que a gente nem sabe né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pra Nambiquara!

    Beijo pra ti, Ursa!
    Luciane

    ResponderExcluir
  6. Preciso saber exatamente o dia do aniversário da Dona Ursa !!!
    Pra fazer festa na floresta e em Copacabana.
    Me manda por e-mail, tá !
    Beijôkas na AU-AU !
    ;D
    E viva a aniversariante querida Nambiquara !!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, luciane, :).
    Felicidades para você também!

    ResponderExcluir
  8. Daia, eu também não tive coragem de ver o vídeo. A notícia já me impressionou muito pela crueldade. Beijos!

    Janaína, essa árvore deve ser mesmo especial por tudo de bom que ela oferece. Beijos!

    Luciane, beijos florestais para você! :))

    Jôka, a gente já pode começar a pedir as datas de aniversários das amigas e amigos blogueiros. A idéia é fazer uma lista. Quem puder, divulgue os aniversários por e-mail :)) Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Angela, moro em Caxias do sul(serra Gaucha) á 40km fiac Bento Gançalves, fui vizitar um ponto turístico lindo (caminho de pedras), lá encontramos uma árvore LINDÍSSIMA com um cale raríssimo muito grande ,com uma caverna indescritível, achei q ias gostar de saber, bjs delezia

    ResponderExcluir