O Museu do Índio inaugura no próximo dia 02 de junho, sexta-feira, às 14 horas, com o apoio do Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN/ Ministério da Cultura, a exposição “Celebrações Indígenas” que reúne 16 fotografias, representando festas e rituais de 12 povos indígenas diferentes.
A mostra, que vai ocupar o espaço Muro do Museu, reúne imagens feitas por fotógrafos profissionais e antropólogos em suas pesquisas de campo. Os povos retratados são Kayapó (PA), Waiwai (AM), Karajá (GO), Ikpeng (MT), Pankararu (PE), Wayana-Aparai (PA), Yawalapiti (MT), Bororo (MT), Xikrin (PA), Xavante (MT), Tiriyó (PA), e Ticuna (AM).
“Celebrar faz parte da vida ritual dos povos indígenas. Por meio de festas e rituais, onde os índios preparam grande quantidade de comida, enfeitam seus corpos com adornos emplumados, executam danças e cantos, momentos da vida indígena são marcados e celebrados. Mostrar a vitalidade dessas formas de expressão cultural é o objetivo dessa exposição fotográfica”, explica o antropólogo Luís Donisete Benzi Grupioni, curador da mostra.
Entre os fotógrafos destacam-se Carlos Silva (Belém), Rosa Gauditano (São Paulo) e Milton Guran (Rio de Janeiro).
Só fotógrafo "fera". Você vai à exposição, Angela?
ResponderExcluirBeijão!
Oi, amiga.
ResponderExcluirColocando a leitura em dia. Quando desapareço por algum tempo e porque estamos organizando algum evento. Semana que vem tem "Feira da Terra". Mas já coloquei o selo e fiquei impressionada com o pavão albino! Dias atrás foi a vez de filhotes albinos de jacaré. Não sei se você viu. O pavão é lindo mas os jacarezinhos não eram muito bonitinhos não!
Bjs.:)
Uma mostra super-interessante, devia ser intinerante, assim mais pessoas podiam ver.
ResponderExcluirBeijos, :).
Janaína, se eu estivesse no Rio, iria à exposição. Mas estou bem longe. Beijos da Ursa!
ResponderExcluirDaia, eu não vi os filhotes albinos de jacaré. Devem ser muito exóticos :)) Sucesso para a Feira da Terra! Beijos!
Nanbiquara, é verdade, seria tão bom se a mostra pudesse circular pelo Brasil. Beijos da Ursa!
Aqui no Rio. Bom mesmo. Outro dia fizeram uma mini exposição nas grades do Museu. Isso chamou público para o interior dele.
ResponderExcluirMuyita gente passa e nem se dá conta de sua importancia.
Angela, Jo já está bem, e está em casa. Agora é esperar o resultado dos exames.
Beijão e ótimo findi.
Pena que o povo desse Brasilzão não tem oportunidade de ver tão lindas exposições,né?
ResponderExcluirLindo findi querida,
beijosssssssssss