Ônibus desenvolvido pela Fatec é o primeiro do mundo movido a óleo de cozinha.
Pesquisa tem como parceiros a Fepaf e a Prefeitura de Botucatu, SP.
(Renato Fernandes, jornal Diário da Serra, 12/07/2006)
Há sete anos, antes mesmo de iniciar as discussões em torno do biocombustível, o coordenador de curso da Fatec de Botucatu e pesquisador, Luís Fernando Nicolosi Bravim, começou a realizar pesquisas em torno de combustíveis ecologicamente corretos e conseguiu desenvolver um motor que funciona movido a óleo de cozinha.
Para desenvolver o projeto, ele conta com o apoio da Pref. Municipal de Botucatu, que forneceu um ônibus e da Fepaf - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais.
"Estão sendo feitos testes com o sistema em um carro de passeio, barco e no ônibus. O interesse da Prefeitura nesse projeto é adaptar os veículos da frota escolar para esse tipo de combustível", explica.
O sistema permite que o veículo circule com três tipos de combustível: o óleo de cozinha, óleo diesel e biocombustível.
"O interessante desse sistema é que se pode reutilizar o óleo que já foi usado na fritura de alimentos. A economia é grande já que se encontra no mercado óleo a R$ 1,20 e se reutilizar o da cozinha o custo é zero. Para abastecer, o custo do motorista será 3% tomando como base um motor a diesel e 20% maior na comparação com motor a gasolina", coloca.
A conversão é feita através de um kit que é instalado no motor. O equipamento está em processo de patenteamento e segundo o pesquisador, a conversão para esse sistema custará em média R$ 500,00. "Estamos em fase final. O ônibus será pintado para participar de exposições e eventos".
E a queima desse óleo é mnos poluente?
ResponderExcluirQueria saber mais...
Beijo.
Interessante...
ResponderExcluirUm abraço de Portugal!
Olha que é interessante, é renovável, reutilizável e barata, tudo o que se quer.
ResponderExcluirBeijos, :).
Fada Renata, pelo que entendi, esse combustível não polui como os tradicionais. Beijos da Ursa!
ResponderExcluirJosé Manuel, seja sempre bem-vindo à floresta virtual! Abraços florestais da Ursa! :))
Nanbiquara, tomara que, em breve, esse combustível possa ser usado por todos. Beijos da Ursa! :))
No concelho de Sintra, onde eu vivo, existe uma central para reutilização do biodiesel a partir de óleos de cozinha já usados e que numa 1ª fase serve para os onibus municipais sendo depois extensivel a outros veiculos....
ResponderExcluirGreentea, que ótima notícia!! Então, já estão usando esse combustível em ônibus municipais em Portugal. Beijos da Ursa!
ResponderExcluirlendo esta notícia, já não tão recente, gostaria de saber se já está disponível esta tecnologia e outras informações. como consegui-las. abraço guilherme
ResponderExcluirolá, gostei da proposta de economia e não poluite
ResponderExcluirgostei muito da idéia! Parabéns, o Brasil precisa de gente assim!
ResponderExcluirEntreviste esse cidadão, merece ser divulgado.
ResponderExcluir