Indígenas querem decidir sobre obras que afetem suas terras
Os empreendimentos que possam afetar direta ou indiretamente as terras indígenas devem ser consultados pelas comunidades, defendeu nesta quita-feira o cacique Markupa, presidente da Associação Terra Indígena Xingu. "Nós sempre criticamos que o governo esquece dos índios na hora de elaborar os seus planos, seja para hidrelétricas, rodovias, ferrovias ou hidrovias", disse.
Ao lado de outras lideranças de diferentes regiões brasileiras, o cacipe entregou uma carta de reivindicações durante audiência realizada no Ministério Público Federal, em Brasília. Segundo Richard Campos, representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), uma Câmara Técnica deverá ser criada para acompanhar a realização dos projetos que podem trazer impactos socioambientais em terras indígenas.
Ele reconheceu a necessidade de uma lei que regulamente as funções do órgão: "Infelizmente, a discussão com relação a esses empreendimentos, durante a sua elaboração, carece de ouvir não apenas as comunidades indígenas como as menos favorecidas. É necessária a lei para regulamentar a atuação da Funai nos empreendimentos que estão fora das terras indígenas".
A audiência no MPF foi realizada como parte das atividades do Seminário de Articulação Nacional do Movimento Indígena, que até sábado reúne representantes de diferentes etnias e aldeias.
Infelizmente o governo não escuta o povo.
ResponderExcluirSeja ele indígena ou não.
Conexão ok?
Beijão!
Oi, Angela!! Estava sentindo falta! Resolveu os problemas de net?
ResponderExcluirBeijão!
sou apaixonada pela cultura indígena...
ResponderExcluirvoltaremos aqui mais vezes...
abração
Babi
Acho mesmo que os indígenas devem decidir sobre obras que afetem suas terras, é o lógico, não?
ResponderExcluirBeijos, :).
Oi! Ainda não mudei de provedor. Apenas me cadastrei em outro, mas o prazo de instalação é de uma semana a 10 dias. Por enquanto, não cancelei o provedor que uso, mas vou precisar na transição. Beijos!
ResponderExcluirEstou feliz em ver que começou a encaminhar a solução dos problemas da internet florestal !
ResponderExcluirBjs!
:D
Jôka, por enquanto estou meio de recesso, até tudo normalizar por aqui. E com hóspede em casa.
ResponderExcluirBeijos da Ursa :))
Bom dia......
ResponderExcluirEstá tudo tão a mostra...tão fácil segir...mas ..cade o governo?
Bjs...
(sem canto do passarinho???)....
Ola Ursa.Gosto muito de vir aqui ler seus textos.O assunto me fascina, e sinto que cada dia aprendo um pouco.Por isto peço-lhe a fineza de informar-me quando mudar de provedor.Não tenho formação e conhecimento para fazer um comentário tecnico, mas escrevo aqui para você saber que sou um leitor. Abraços...
ResponderExcluirUrsa: a omissão do governo..está deixando a nossa natureza...cada vez mais desprotegida!
ResponderExcluirBeijos urbanos pra ti.
Tô sentindo cheirinho de bolo de chocolate-florestal.
ResponderExcluirTomara que tudo se resolva e você volte logo.
ResponderExcluirBeijos, :).
Ursa: uma noite de sexta bem serena pra vc...com a natureza embalando o seu sono.
ResponderExcluirbeijos urbanos da amiga de sempre.
Amigos, mudei de provedor e, por isso, perdi o local (FTP) onde hospedava o canto do uirapuru. Provisoriamente, inseri este novo canto dele, linkado de um site. Beijos da Ursa e um ótimo final de semana para todos! :))
ResponderExcluirAngela, que pena que perdeste o "canto do uirapuru", mas esse também é muito bonito.
ResponderExcluirQuando voltas a postar?
Beijo pra ti.
Sumiu de novo, Angela?
ResponderExcluirAmigos, eu ainda não estou podendo postar com frequencia, porque houve diversas mudanças no novo provedor e precisam ser ajustadas configurações da internet. Junto com isso, estou com hóspedes em casa ainda e meio enrolada. Me desculpem! Beijos da Ursa! :))
ResponderExcluir