e outros materiais diversos.
Iamuricumá: a Festa das Mulheres
(Fonte das imagens e do texto: Boletim Iandé, março 2007)
Os índios Kamayurá, do Parque do Xingu, contam que antigamente havia a aldeia das Iamuricumá. Um dia os homens desta aldeia saíram para pescar e demoraram muito para voltar.
Passou uma lua até que um jovem foi ver o que tinha acontecido. Ele descobriu que os homens estavam se transformando em bichos. Alguns viraram porcos e outros bichos do mato.
O jovem voltou à sua aldeia e contou o caso para sua mãe. Ela reuniu todas as mulheres e decidiram deixar aquele local, antes que seus maridos retornassem. As mulheres vestiram os enfeites que só os homens podiam usar e pintaram-se como eles. Algumas mulheres começaram a cantar e foram subindo, subindo até alcançarem o teto de suas casas. Lá ficaram cantando e dançando por dois dias.
As mulheres passaram um veneno no corpo e se transformaram em espíritos. Por isso é que até hoje, no local onde vivem as Iamuricumá, não se pode tirar raiz, planta ou caçar; ou o índio enlouquece e desaparece para sempre.
As mulheres agarraram um velho, colocaram duas pás de fazer beiju no lugar das mãos dele e o transformaram em tatu. O velho disse: "Agora não sou mais gente. Sou tatu", e começou a cavar um túnel. As mulheres o seguiram.
As mulheres das outras aldeias em que as Iamuricumá passavam, resoviam se juntar ao grupo e continuavam viajando, viajando sempre. Até hoje elas caminham, sempre enfeitadas e cantando.
Nas aldeias do Alto Xingu, as mulheres fazem festa para as Iamuricumá até os dias atuais. Nos dias da festa os homens têm que obedecer a todas as vontades das mulheres.
Que lindo artezanato !
ResponderExcluirBjs!
:D
Jôka, a Ursa queria usar um desses, mas é só para índias jovens ;)) Beijos!!
ResponderExcluirLindos os colares, maravilhosos.
ResponderExcluirE a história deles também é bela, como todas, aliás, dos índios.
É tão bom aprender aqui!
beijos
Querida, bom fim de semana pra você. Passei eijo.so pra deixar um b
ResponderExcluirBonitos os colares, bonita a lenda e bonita a festa das Iamuricumá.
ResponderExcluirBeijos, :).
Ursa,
ResponderExcluirAs índias bem quer arrasaram nos colares! No pecoso da Gisele Bundchem, vira tendência em menos do que 24hs!
Lindíssimos!
Beijos,
Tom
Saramar, obrigada pelo carinho! Mas a Ursa também aprende quando pesquisa os tópicos ;)) Beijos!
ResponderExcluirBeth, adorei a sua visita! Um ótimo fim de semana para você também!! Beijos :))
Nanbiquara, fã das lendas! :)) Beijos!
Tom, são lindos esses desenhos geométricos. Uma perfeição mesmo! E as cores maravilhosas. Se a Gisele Bundchem usasse, iam custar uma fortuna :)) Beijos da Ursa!
Tenho impresso seus posts, para os ler com a calma que precisam, tenho adorado e aprendido tanto.
ResponderExcluirObrigada.
Jhs mil.
Como posso comprar esse colar
ResponderExcluir