III Seminário Socioambiental dos índios Tupinambá de Olivença
(Texto de Curupaty Abaeté Tupinambá - Fonte: site Índios On line)
"No dia 28 de julho de 2007 deu-se inicio ao III seminario socioambiental dos indios tupinambá de olivença na localidade da aldeia tucum. O seminario teve muitas participações inportantes como a do coordenador de politicas indigenas do estado da Bahia Jerry Matalawê, um representante da UESC, o administrador interino da FUNAI de Ilheus, tivemos tambem representante da secretaria de meio ambiente do estado da Bahia e da secretaria do municipio de Ilheus, esteve presente tambem no seminario o coordenador da DIREC 6 .
Há tarde voltamos novamente para fazer a avaliação final do seminario e forma um documento para ser enviado aos orgãos competentes , nos reunimos em grupos e trabalhamos nos seguintes temas: Educação, Saúde, Associativismo, Ambiente.
No documento final ficou os pedidos da comunidade como :
* Uma capacitação linguística para professores indígenas Tupinambá;
*Uma comissão de fiscais do IBAMA, Secretaria de Meio Ambiente do EStado e do Município para fazer fiscalizações em áreas derrubadas, etc. E que nesse equipe tenha a participação dos representantes indígenas de nossa aldeia.
*Foi solicitada também a contratação de agentes ambientais indígenas para poder agir dentro de nossa aldeia.
O seminário foi muito aproveitoso porque tiramos muitas ideias e mostramos para o governo que nós preservamos o ambienmte e que o IBAMA não olha isso por que quando um fazendeiro que tem dinheiro faz uma derrubata o IBAMA não faz nada mas quando nossos parentes roça um pedacinho de terra eles vem e quer prender, cobrar multas alticimas e já com o fazendeiro é diferente eles vão lá e não faz nada e o seminario mostrou que nós indigenas estamos aqui pra ajudar a preservar!!!"
"Você vai de carro pra escola e eu só vou a pé. Você tem amigos à beça e eu só tenho o Zé".
ResponderExcluir(Leandro, Léo Jaime e Selvagem Big Abreu)
adorei te ver por lá
beijos e bom finds
dr x
O poder das oligarquias, dos coronéis que deveriam ser derrubados. Afinal, os direitos não são iguais?
ResponderExcluirBom fim de semana! Beijus
Acho extremamente importante que as pessoas das aldeias façam parte das comissões que avaliam desmatamentos e fiscalizam terras. E agentes ambientais indígenas já era coisa de se ter há muito, muito tempo.
ResponderExcluirdrx, obrigada! Flores para você!
ResponderExcluirLuma, e os índios quase sempre têm o seu direito desrespeitado. Beijos!
Janaína, concordo com você. Beijos!
Sem comentários...
ResponderExcluiradorei seu blog!
(sou aluno de Graça Graúna,
não sei se você conhece...)
voltarei aqui sempre!!!
abraço.
Wagner, então, você é aluno da Graça?! Que ótimo! Eu também participo da lista de literatura indígena. Grande abraço e volte sempre!! :))
ResponderExcluirAcho que reconheci a Ursa nessa troupe de belas índias dançarinas...
ResponderExcluir