Documentário sobre a exploração de aldeia Guarani-Kaiowá é disponilizado na rede
“Flor brilhante e as cicatrizes da pedra” é o título que leva o documentário sobre uma família indígena de rezadores Guarani-Kaiowá que vive na reserva de Dourados-MS, Brasil. Flor Brilhante é a matriarca desse grupo, que tenta sobreviver preservando conhecimentos e hábitos da cultura dos antigos.
Produzido e dirigido por Jade Rainho, o vídeo de pouco mais de 28 minutos retrara a vida de quem vive na Aldeia Jaguapiru e os 40 anos de exploração contínua da pedreira. Por enquanto, nenhuma solução foi encontrada.Enquanto isso, convivem com explosões constantes de uma usina de asfalto, que dinamita e explora uma pedra sagrada no território da aldeia. O documentário foi realizado em outubro e novembro de 2012 de forma totalmente independente.
ASSISTA NA ÍNTEGRA:
http://vimeo.com/75692075
Oi, Angela!!
ResponderExcluirEssas usinas de asfalto pertencem ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), orgão federal ligado ao Ministério de Transportes, portanto, o governo que está dinamitando essas pedras... Que o documentário sirva de alerta para as entidades internacionais, já que por aqui estão todos amarrados na corrupção!
Boas festas e feliz 2014!
Olá, Angela - vou assistir o documentário. Me interessa, embora seja sempre uma dor a mais constatar essas agressões ao meio ambiente e às comunidades indígenas.
ResponderExcluirAbraço, marilen a
Olá, Marilena. É verdade, é importante mais bastante doloroso constatar mais essas demonstrações de desrespeito aos povos indígenas e à natureza. Abraços.
ResponderExcluir