da Comunidade Real Parque de São Paulo-SP
gravado por índios: Pankararu
local: São Paulo
(Mais informações no site Iandé)
Os índios Pankararu vivem no sertão do estado de Pernambuco e em diversos locais da cidade de São Paulo, para onde migraram a partir da década de 40. Mesmo na metrópole de São Paulo, continuam a praticar as cerimônias para os Encantados, entidades a quem depositam confiança e fé e que auxiliam os índios no campo espiritual.
A seguir está um fragmento do texto de apresentação do CD:
"As músicas Pankararu são denominadas de toantes e torés. A diferença entre essas duas modalidades musicais é que a primeira tem caráter sagrado e serve para evocar a presença dos Encantados nos rituais. Quanto aos torés, apesar de pertencer da mesma forma que o toante a um Encantado, eles são executados para que todos possam cantar e dançar.
(...) Cada Encantado tem um toante, que é um canto sagrado de evocação, sendo reconhecido pelos Pankararu quando entoados.
O repertório musical, identificado aos respectivos Encantados, é um código que facilita o acesso e estabelece um canal de comunicação com o mundo sobrenatural."
4 comentários:
Estas sao as coisas que me fascinam... quando voce, por exemplo, nos conta que mesmo na cidade de Sao Paulo os índios, que para lá imigraram, continuam a praticar seus ritos e cerimonias. Que interessante!!!!! Beijos Ricardo
... Já escutei falar aqui em Pernambuco dessa tribo. Se não estou enganado, essa tribo fica no interior da mata -norte. Nas imediações de uma cidade chamada Carpina. Não sei ao certo... Mas que bom a manutenção desse resgate - contínuo- vido de sua parte.
Marcos, se puder, faça uma visita à tribo :)) Beijos floridos!
Isso é que é legal:manter as tradições ,o bicho homem precisa disso,beijos floridos.
Postar um comentário