Por que dia 19 de abril é Dia do Índio?
(por Alexandre Pankararu, Email – alex@indiosonline.org.br - publicado no site Índios On Line)
"Certo que todo dia é dia do índio, assim já dizia Baby Consuelo, hoje, Baby do Brasil, só que o dia 19 de abril, foi um fato histórico pois em 1940, no México, foi realizado o I Congresso Indigenista Interamericano, com a presença de diversos países da América e os índios, tema central do evento, também foram convidados. Como os índios, estavam habituados a perseguições e outros tipos de desrespeito, preferiram manter-se afastados e não aceitaram o convite. Dias depois, após refletirem sobre a importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios decidiram comparecer. Essa data, 19 de abril, por sua importância histórica, passou a ser o Dia do Índio, em todo o continente americano. No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto nº 5.540, em 1943, determinando que o Brasil, a exemplo dos outros países da América, comemorasse o Dia do Índio em 19 de abril. Daí então, que deu inicio aos grandes movimentos indígenas, pois através desse I Congresso Indigenista, que os indígenas tiveram consciência, que tinham forças para lutarem pelos seus direitos. Lutarem por suas terras, pela preservação de sua cultura, por sua sustentabilidade e lutar pelo simples direito de continuarem a ser índios. Por isso temos que ter consciência, que o dia 19 de abril, não é só uma data comemorativa banal, essa data tem um significado histórico, e temos que respeitar, pois o dia 19 de abril de 1940, foi o primeiro passo para nós estarmos caminhado hoje."
Alexandre Pankararu - Email – alex@indiosonline.org.br
terça-feira, 18 de abril de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
É o Dia do Índio, nessa confusão ia esquecendo, obrigada por lembrar.
E o Artesanato Timbira abaixo está lindo.
Beijos, :).
Sempre esse dia passa batido a não ser nas escolinhas que vestem as crianças de índios sem a menor explicação, bom saber mais...
Linda semana minha querida,
beijosssssssssss
Angela, uma bela semana pra vc. e continue esse teu trabalho tão bonito. Bjs. do teu amigo Jonas.
angela..vc vai passar mal mas vou dizer...sabe qual a música q ensinaram pros meus filhos?! aquela da xuxa...vamos brincar de índio...inacreditável!!! aff...beijo enorme querida!!!
Ursa: amnhã vai ter Festa na sua Floresta,que bom!
Já estou enviando uns presentes por e-mail.
Beijos bem carinhosos da amiga urbana.
Oi, amiga.
Talvez os índios não tenham muito a comemorar. Por enquanto, acho que só a data...
Beijos.
Falando em Dia do Índio, mandei para você uma nota que saiu na Época desta semana.
Beijos!!
Amigas Nanbiquara, Márcia Clarinha, cheguei aqui depois da meia noite, para comemorar o Dia do Índio com vocês! Beijos!
Jonas, beijos florestais da Ursa! :))
Albinha, desculpe, mas não conheço essa música da Xuxa que fala dos índios. Agora, fiquei curiosa. Beijos!!
Lia, acabei de mandar uma resposta para você por e-mail. A tribo adorou o presente e já devorou todos os ovinhos! O coelho é lindinho! Beijos e muito obrigada! :))
Daia, pelo menos, existe uma data para fazer muita gente lembrar dos índios. Porque a maior parte das autoridades, gosta de esquecer deles. Beijos!
Janaína, muito obrigada! Meu correio aqui da Floresta, do Gmail, às vezes, fica fora e eu demoro um pouco a receber as mensagens. Assim que a sua chegar, eu aviso. Beijos!
Postar um comentário