sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Índios potiguara dançando o Toré na região da Zona da Mata paraibana
(Fonte da foto)

DANÇA DO TORÉ (Fonte)
A dança do Toré é uma louvação ao pai Tupã e a mãe Tamain, onde também são invocados os espíritos dos antepassados. O Toré para os índios representa a vida, um ato de louvor, como uma purificação de tudo àquilo que os cerca. Para sua realização, os índios se enfeitam de pinturas e vestimentas (cocares, tangas, anéis, colares), numa harmonia de comunicação entre o mundo dos homens e o mundo sobrenatural.É sua projeção no futuro que os torna capazes de enfrentar todas as dificuldades no presente, alicerçados na memória histórica preservada pelos seus anciãos.
Este ritual é o principal espetáculo que os potiguaras apresentam para os turistas. Constituído de cânticos e muita religiosidade, é imperdível! Os potiguaras se apresentam em Natal, João Pessoa e na própria Aldeia São Francisco. Esta dança de movimentos circulares é realizada em torno de uma roda formada de crianças, dentro da qual encontramos um flautista e uma cantora. Os cantos são entoados em português, pois há mais de 300 anos os potiguaras deixaram de falar tupi. Agora, crianças e adultos voltaram a estudar a língua de seus antepassados. Não deixa de ser uma maneira de afirmar sua indianidade, uma busca à sua forma mais pura.
Os potiguaras de hoje se professam católicos, mas não dispensam seus rituais, principalmente o de Jurema que acontecem no decorrer do ano. Esses ritos de pajelança são realizados com defumação e cachimbo da paz, traços de resistência à cultura do homem branco.
Sobrevivem também da pesca, da agricultura de sobrevivência e do artesanato, onde afirmam a identidade de sua cultura. No ano de 2000, os Potiguaras alcançaram o número de 10 mil índios, sendo considerado o povo mais numeroso do Nordeste.

5 comentários:

Anônimo disse...

O ritual do Toré devia ser ensinado em escolas, ensinam tantas danças nos "Dias do Folclore", porque não esse?
Acho muito bonito, cheio de significados.
Bom, é só uma idéia.
Beijos, :).

Anônimo disse...

Não dá vontade de dançar junto????
Rsss..
Bjs....

Jôka P. disse...

WEEEEBAAAA !!!!!
Vou entrar nessa dansinha também !!!
TUM-TUM
TAM-TAM !!!
:)
JÔKA P.

Jôka P. disse...

Hoje sou o amigo 1.785 na floresta !!!
YEEESSSS !!!!!
:)
JÔKA P.

Angela Ursa disse...

nanbiquara, concordo totalmente com você. Tem tanta coisa bonita da cultura indígena que podia ser ensinada nas escolas. As crianças iam adorar! Beijo!

Lady Diana e Lord Jôka juntos dançando na floresta! Que bonito! :)) As danças grupais, em círculos, são realmente lindas e passam o sentido de união, força e afeto entre as pessoas. Beijos musicais da Ursa!