quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Negócios da Floresta - Kaiapó produzem óleo de castanha e dignidade - (trecho de matéria - Fonte: Amazonia.org.br )
A série Negócios da Floresta mostrou, durante o último mês, um panorama do empreendedorismo nos estados da Amazônia Legal. Duas vezes por semana, o especial trouxe matérias sobre associações, comunidades e empresas apoiados pelo projeto
Balcão de Serviços para Negócios Sustentáveis que, por meio do manejo florestal sustentável, transformam a matéria-prima em produtos que promovem o respeito ao meio ambiente, a inclusão social e a geração de renda.
"Índios Kaiapó fecham negócio de mais de quatro mil litros de óleo de castanha em feira internacional". A notícia, de novembro de 2005, de certa forma emocionou àqueles que acompanham a trajetória desses índios. Essa notícia trata, mais especificamente, de três aldeias dos Kaiapó no Xingu: Baú, Mekrãgnotire e Pukanú. Com o trabalho do Instituto Raoni, criado pelo cacique Raoni em 2001, hoje os quase 1500 índios dessas três aldeias não têm mais sua história marcada pela atividade madeireira e pelo garimpo irregulares. Na década de 90, era esse o estigma desse povo, que escandalizava o país nos periódicos que tratassem da questão indígena.

Nenhum comentário: