terça-feira, 18 de abril de 2006

Por que dia 19 de abril é Dia do Índio?
(por Alexandre Pankararu, Email –
alex@indiosonline.org.br - publicado no site Índios On Line)

"Certo que todo dia é dia do índio, assim já dizia Baby Consuelo, hoje, Baby do Brasil, só que o dia 19 de abril, foi um fato histórico pois em 1940, no México, foi realizado o I Congresso Indigenista Interamericano, com a presença de diversos países da América e os índios, tema central do evento, também foram convidados. Como os índios, estavam habituados a perseguições e outros tipos de desrespeito, preferiram manter-se afastados e não aceitaram o convite. Dias depois, após refletirem sobre a importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios decidiram comparecer. Essa data, 19 de abril, por sua importância histórica, passou a ser o Dia do Índio, em todo o continente americano. No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto nº 5.540, em 1943, determinando que o Brasil, a exemplo dos outros países da América, comemorasse o Dia do Índio em 19 de abril. Daí então, que deu inicio aos grandes movimentos indígenas, pois através desse I Congresso Indigenista, que os indígenas tiveram consciência, que tinham forças para lutarem pelos seus direitos. Lutarem por suas terras, pela preservação de sua cultura, por sua sustentabilidade e lutar pelo simples direito de continuarem a ser índios. Por isso temos que ter consciência, que o dia 19 de abril, não é só uma data comemorativa banal, essa data tem um significado histórico, e temos que respeitar, pois o dia 19 de abril de 1940, foi o primeiro passo para nós estarmos caminhado hoje."
Alexandre Pankararu - Email –
alex@indiosonline.org.br

8 comentários:

Matilda Penna disse...

É o Dia do Índio, nessa confusão ia esquecendo, obrigada por lembrar.
E o Artesanato Timbira abaixo está lindo.
Beijos, :).

Anônimo disse...

Sempre esse dia passa batido a não ser nas escolinhas que vestem as crianças de índios sem a menor explicação, bom saber mais...
Linda semana minha querida,
beijosssssssssss

Jonas Prochownik disse...

Angela, uma bela semana pra vc. e continue esse teu trabalho tão bonito. Bjs. do teu amigo Jonas.

Alba Regina disse...

angela..vc vai passar mal mas vou dizer...sabe qual a música q ensinaram pros meus filhos?! aquela da xuxa...vamos brincar de índio...inacreditável!!! aff...beijo enorme querida!!!

Lia Noronha disse...

Ursa: amnhã vai ter Festa na sua Floresta,que bom!
Já estou enviando uns presentes por e-mail.
Beijos bem carinhosos da amiga urbana.

Daia disse...

Oi, amiga.
Talvez os índios não tenham muito a comemorar. Por enquanto, acho que só a data...
Beijos.

Janaina disse...

Falando em Dia do Índio, mandei para você uma nota que saiu na Época desta semana.
Beijos!!

Angela Ursa disse...

Amigas Nanbiquara, Márcia Clarinha, cheguei aqui depois da meia noite, para comemorar o Dia do Índio com vocês! Beijos!

Jonas, beijos florestais da Ursa! :))

Albinha, desculpe, mas não conheço essa música da Xuxa que fala dos índios. Agora, fiquei curiosa. Beijos!!

Lia, acabei de mandar uma resposta para você por e-mail. A tribo adorou o presente e já devorou todos os ovinhos! O coelho é lindinho! Beijos e muito obrigada! :))

Daia, pelo menos, existe uma data para fazer muita gente lembrar dos índios. Porque a maior parte das autoridades, gosta de esquecer deles. Beijos!

Janaína, muito obrigada! Meu correio aqui da Floresta, do Gmail, às vezes, fica fora e eu demoro um pouco a receber as mensagens. Assim que a sua chegar, eu aviso. Beijos!