domingo, 28 de maio de 2006

(Fonte da imagem)

S.O.S URSO!!
Áustria dá permissão para caçadores matarem urso
(notícia publicada no site ambientebrasil )
Autoridades na província austríaca de Tirol concederam a 150 caçadores a permissão para atirar em um urso que perambula entre a Áustria e a Alemanha, se ele se aproximar demais de seus lares e se tornar uma ameaça aos humanos. Autoridades alemãs já haviam ordenado a morte ou captura do urso marrom, o primeiro urso selvagem a ser visto na Alemanha em mais de 170 anos. Acredita-se que o animal tenha vindo de um programa para reintroduzir os ursos ao seu hábitat perto de Trentino, no norte da Itália. Especialistas dizem que o jovem macho provavelmente cruzou os Alpes em busca de uma companheira. Ele apareceu primeiro nas densas florestas da província de Vorarlberg, no sudoeste da Áustria, há algumas semanas. Foi visto no Estado da Bavaria durante o fim de semana, onde oficiais decidiram, na segunda-feira (22), que teria de ser detido, depois que matou sete ovelhas e invadiu uma granja. A ordem austríaca se aplica a caçadores licenciados no distrito de Reutte, em Tirol, e só poderá ser usada caso todos os outros esforços para controlar o urso falharem, disse Wilhelm Mayr, porta-voz de oficial local de Tirol Anton Steixner. "Se o urso rumar para um bairro residencial e se todos os outros esforços para capturá-lo falharem, aí sim os caçadores têm o direito de atirar nele", disse Mayr. "Mas é um último recurso". Autoridades ao longo da fronteira na Alemanha ordenaram, nesta segunda, a morte ou captura do urso, quando especialistas alertaram que ele poderia atacar humanos. O urso foi visto pela última vez na Baviera, mas especialistas acreditam que ele tenha voltado para a Áustria. Um grupo de proteção dos animais italiano chamado Animalist condenou a ordem alemã e fez um apelo ao ministro do Meio Ambiente da Itália, Alfonso Pecoraro Scanio, que intervenha para salvar o urso. O grupo expressou esperança de que o animal pudesse ser reintroduzido na Itália em "áreas demarcadas para a sobrevivência e proteção das espécies". (AP/ Estadão Online)

4 comentários:

Matilda Penna disse...

É bonito esse urso da foto, só que ursos em áreas habitadas são perigosos, matam mesmo.
E o urso só queria uma namorada, ursos não recnhecem fronteiras.
Tudo por causa das destruições das florestas, onde eles podem ficar e procriar e viver em paz...
Enfim...
Beijos e um ótimo domingo, :).

Anônimo disse...

Minha querida,
que maravilha essa foto.
Em São Francisco passei um dia inteiro num parque onde habitam ursos, sabe o parque do Zé Colméia? pois é esse mesmo que eu fui, vi ursos esperando nossos sanduiches ou arrancando portas de carros para pegar comida.
Quando entramos nos mostram um vídeo alertando do perigo de deixar alimentos ou comer em áreas não permitidas.
São imensos e lindos,mas dão medo pela proximidade.rsss
Lindo domingo querida,
beijossssssssssss

Jôka P. disse...

Catherine Deneuve manda beijos pra minha amiga da floresta:

"JE VOUS EMBRASSE TRÉS FORT, MA CHÉRRIE ! ET UN BIEN JOYEUX ANNIVERSÁIRE !
AVEC MES VÖEUX LES PLUS SINCÉRES,
CATHERINE !"

JÔKA E Mlle.DENEUVE

Angela Ursa disse...

Nanbiquara, imagino que um ursão desses com fome e procurando uma namorada deve dar trabalho mesmo ;)) Beijos!

Márcia Clarinha, eu queria conhecer esse parque dos ursos parentes do Zé Colméia! Se tiver alguma foto de lá, poderia me enviar? Beijos!! :))

Jôka, já repassei sua mensagem escrita junto com essa outra visita ilustre ;)) Achei muito chique, em francês! Beijos da Ursa