quinta-feira, 4 de maio de 2006

Mulher assa o beiju em sua oca - Xingu (Fonte da imagem: Fábio Pili - site Rota Brasil Oeste)

Receitas Indígenas (Fonte: site da Sec. de Estado de Educação de Mato Grosso)
A Superintendência Adjunta de Acompanhamento à Alimentação Escolar da Secretaria de Estado de Educação solicitou às escolas indígenas receitas de alimentos servidos na merenda escolar, a fim de tentar elaborar um cardápio e sistematizar a compra dos alimentos.
Publicamos algumas das receitas enviadas. É interessante observarmos que, para os povos indígenas, uma receita não se limita aos ingredientes e ao modo de fazer, mas inclui também a colheita dos alimentos, o pré-preparo, o ato de servir a comida já pronta e todos os rituais cotidianos relacionados.

PEIXE COZIDO (Escola Estadual Indígena "Diauarum")
Ingredientes: 3 peixes,20 litros de água,1 colher de sal,1 kg de massa de mandioca, pimentas. Para cozinhar o peixe, tem que limpar bem a escama. Depois corta e cozinha. Pode cozinhar numa panela de sol. Bota três pedras para apoiar a panela, acende o fogo e deixa em cima. Leva uns 20 minutos para ficar bem cozido. Quando está pronto, tira todos os espinhos, põe pimenta e pó de massa de mandioca, e mexe bastante. Deixa mais uns três minutos em cima do fogo. Depois pode tirar do fogo e servir. É gostoso e delicioso comer.
BEIJU (de Amatiuana Matipu) Antes de tudo, a mulher vai buscar os galhos de árvore para colocar embaixo do tacho. Depois ela volta para casa e começa a quebrar os galhos bem no meio. Após isso, ela coloca embaixo do tacho e acende o fogo para esquentar. Enquanto o tacho esquenta, a mulher pega o polvilho e põe na panela. Depois, ela pega uma bola de massa de mandioca ralada e lavada, esfarela e começa a peneirar para ficar bem fino. Quando o tacho esquenta muito, a mulher começa a fazer o beiju em cima do tacho, vira o beiju para o outro lado, fica mais cinco minutos, depois ela tira o beiju e coloca em cima da esteira, enfim. Em seguida ela oferece o beiju para o pessoal da casa dela, para eles comerem. Aí todo mundo come o beiju bem gostoso. É assim que a mulher faz o beiju.

MINGAU DE AMENDOIM COM ARROZ 5 kg amendoim, 5 kg arroz, 20 litros de água, 1 kg batata. Descascar amendoim, colocar no pilão junto com arroz e socar até ficar bem misturadinho.Esquentar a água numa panela, juntar o amendoim socado com arroz, vai mexendo, mexendo, mexendo até cozinhar bem. Depois tira do fogo e rala as batatas dentro do mingau, essa batata ralada é para adoçar o mingau.

7 comentários:

greentea disse...

acho lindo este tipo de receitas e toda a vivencia que elas incluem;
pelas quantidades depreende-se ou que as familias sao numerosas ou a comida é feita em conjunto.
É lindissima a tua ideia.
Faço algumas coisas de cozinha africana e gosto imenso de mandioca - funge , como eles dizem e uma mistura de amendoins ralados com folha de mandioca.
bjs para ti

Lia Noronha disse...

Ursa: o sabor e o cheiro de tradição dessas receitas...são maravilhosos!
amei td por aqui...nessa sua floresta repleta de magia e encanto!
Bom fim de semana pra vc minha maiga.
E obrigada pelas mensagens carinhosas via e-mail,ok?
Beijos bem urbanos e sinceros.

Anônimo disse...

Bom dia......

O peixe deve ficar delicia...e acho que é a nossa inspiração pro ''pirão de peixe''.....já arroz com amendoim..sei não.....beiju....nunca comi nada parecido....
bjs....

Matilda Penna disse...

Eu adoro beiju, com café não tem igual!
Beijos, :).

Jôka P. disse...

Gosto de mingau.
Maizena, Neston, Mucilon, Farinha Láctea...

Jôka P. disse...

Bom fim de semana florestal, Dona Ursa !
Bjs!

Angela Ursa disse...

Greentea, é verdade, a comida deve ser feita para um número grande de pessoas. Eu conheço o beiju com o nome de tapioca. Beijos da Ursa :))

Lia, um ótimo final de semana para você também. Beijos carinhosos da Ursa :))

Diana, se você for experimentar a receita do peixe, depois conta se gostou ;)) Beijos!!

Nanbiquara, eu comia muito tapioca no Rio. Adoro! Beijos!

Jôka, mingau é gostoso, mas não posso comer por causa das calorias ;)) A Ursa está na fase diet por causa do peso. Beijos e carinho!