terça-feira, 13 de junho de 2006

Livro "Jogos e Brincadeiras dos Índios Kalapalo" (informações extraídas da Lista de Literatura Indígena)
Além de apresentar o histórico e contexto do povo Kalapalo, do Parque do Xingu, o livro descreve 25 brincadeiras, traz um levantamento dos objetos utilitários e ornamentos e ainda há dezenas de fotos.
O livro está à venda em todas as unidades do SESC de São Paulo. O preço é R$ 48,00. Junto com o livro vem um DVD com um documentário desse projeto.
_____________________
Exposição (Fonte e mais informações: portal SESC SP)
Exposição interativa e itinerante, Jogos e brincadeiras do povo Kalapalo no SESC São Carlos vai mostrar, até 30 de julho, aspectos culturais da etnia Kalapalo, um dos quatro grupos de língua Karib que habita a região do Alto Xingu.

A idéia do projeto, que além da exposição recebe pesquisadores para palestras, oficinas de jogos e venda de artesanato produzido no Alto Xingu -, é mostrar o universo lúdico deste grupo, estabelecendo novos olhares sobre a brincadeira, através de objetos, vídeos, fotografias, coleções etnográficas de artefatos, arte plumária, utensílios, instrumentos, cerâmicas, uma grande casa indígena e documentário sobre a forma de vida.


Jogos e brincadeiras do povo Kalapalo
De 01 de junho a 30 de julho | terça a sexta, das 13h às 21h30, sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.

Local: SESC São Carlos | avenida Comendador Alfredo Maffei, 700 - Jardim Gibertoni - tel.: 16 3372-7555

6 comentários:

greentea disse...

que forma linda de divulgação da cultura indigena!!!

vou dar para uma educadora de infancia que conheço -creio q isso enriquecerá as nossas crianças ditas "civilizadas"...

um beijo grand

Taia disse...

Angela adoro esses objetos feitos por índios e os jogos e brincadeiras me fascinam.
Esses macaquinhos aí embaixo são lindos e engraçados, rsrs.
Sempre tive vontade de andar de bicicleta nua, haha.
Acho que vou pra lá.
Tem jogo na Floresta hoje?
Beijão!

Anônimo disse...

Bom dia....

Interessante D. Ursa...que nunca tinha parado pra pensar nas brincadeiras dos indiozinhos...
Bjss....

Jôka P. disse...

Tô encantado com os macaquinhos aqui abaixo !
Melhorou da gripe florestal, Ursa Polar ???
Bjs!

Matilda Penna disse...

Eu gostava de jogar peteca em menina e parece que é indígena.
E a idéia do projeto é mesmo ótima.
Beijos e melhoras da gripe, :).

Angela Ursa disse...

Greentea, obrigada também pela sua divulgação! Beijos da Ursa :))

Fada Renata, a Ursa assistiu ao jogo aqui na Floresta mas não gostou da seleção, só do Kaká, do Ronaldinho Gaúcho e do Dida ;)) Beijos!!
PS: Então, se tiver manifestação ecológica de bicicleta aqui no Brasil, você vai ser chamada ;))

Diana, também gostei muito de saber dessas brincadeiras indígenas. Beijos!

Jôka, os macaquinhos são mascotes da Floresta :)) Sobre a gripe, eu ainda não deixei ela me pegar, estou brincando de gato e rato com o vírus ;)) Beijos carinhosos da Ursa!

Nanbiquara, eu era uma péssima jogadora de peteca, não acertava nenhuma jogada (risos). Aliás, não tenho vocação para esportes em geral. No ginásio, me escalaram para jogar basquete porque eu era alta, mas logo desistiram ;)) Beijos da Ursa!