quinta-feira, 6 de julho de 2006

Cena do desenho animado "Os Sem Floresta"

Cinema: ESTRÉIA-"Os Sem-Floresta" é comédia ecológica inteligente
(Fonte: REUTERS - UOL)
Por Kirk Honeycutt

HOLLYWOOD (Hollywood Reporter) - O desenho animado "Os Sem-Floresta", da DreamWorks, é uma comédia ecológica munida de diálogos cômicos e personagens animais inteligentes. O público-alvo é mais jovem do que o de "Shrek", por exemplo, mas o filme é capaz de divertir também os mais velhos. A DreamWorks não quis se arriscar: criou uma comédia politicamente correta que transmite uma mensagem ecológica, e, ao mesmo tempo, promove os valores familiares.
A animação computadorizada é de nível rotineiro, e os roteiristas se basearam numa tira de quadrinhos popular. As criaturas conseguem conquistar o espectador com traços humanos rudimentares. O filme estréia na sexta-feira.
Como a família em questão no filme é feita de porcos-espinhos, gambás, um esquilo, uma doninha-fedorenta e uma tâmia, todos liderados por uma tartaruga, a mistura geral do reino animal que a DreamWorks criou é comparável ao que se vê nos velhos curtas do Mickey, da Disney.
A família em questão passou o inverno hibernando e, quando acorda, descobre que sua floresta desapareceu. Em seu lugar há um conjunto residencial humano que acabou com a fonte de alimentos da família. Uma cerca-viva alta separa os animais de seus inimigos.
Enquanto os animais debatem o que fazer, surge um "salvador" na forma do malandro guaxinim RJ (dublado por Bruce Willis na versão original). Um mal-humorado urso pardo (Nick Nolte) lhe impôs um prazo para reestocar sua despensa, que RJ saqueou.
O guaxinim oferece uma solução à família: os humanos têm a mania de jogar comida fora em latões que deixam ao ar livre. Juntando o talento estratégico de RJ e a habilidade dos outros bichos, eles conseguirão guardar comida para o próximo inverno sem nenhuma dificuldade.
O líder da família, a tartaruga Verne (Garry Shandling), tem suas dúvidas. Ele desconfia dos humanos e também das porcarias que eles comem. Mas cascas de árvore não conseguem competir com pizzas e bolinhos, então a família abre caminho pela cerca-viva e começa a roubar comida à vontade, liderada pelo esquilo Hammy (Steve Carrell), que já é hiperativo antes mesmo de começar a consumir "junk food".
Os humanos reagem, e a chefe da associação de moradores do conjunto (Allison Janney) pede ajuda ao serviço de extermínio de pragas, que manda Dwayne, o Exterminador (Thomas Haden Church) ajudar.
A história contém sequências de ação cômicas em número mais do que suficiente para preencher os 84 minutos de duração de "Os Sem-Floresta". A brincadeira final imita cenas dos filmes "Missão: Impossível", com resultados hilários.

Nenhum comentário: