Curiosidades sobre cristais-de-rocha
(Fonte das informações e da imagem)
Além de seu emprego em jóias, o cristal-de-rocha, ou simplesmente quartzo, é muito usado pelos terapeutas que empregam cristais. Importante como matéria-prima na indústria eletrônica, como abrasivo, nas indústrias de vidro e cerâmica.
É utilizado também no campo da técnica para a obtenção de ultra-sons (por causa de suas propriedades piezoeléctricas) e para o controle de emissores e relógios. Na fabricação de vidros de alta qualidade, esses vidros são chamados de cristal, o que vem aumentar ainda mais a confusão de nomes envolvendo o quartzo...
Copos de cristal, lustres de cristal, entre outros, são feitos de vidro, que não é matéria cristalina. Por isso, quando se fala de quartzo incolor, deve-se usar o nome correto, cristal-de-rocha, e não cristal apenas.
No Cazaquistão, foi encontrado um cristal, em 1958, com a altura de uma casa de dois andares, pesando 70 toneladas. As drusas, agregados de cristais desenvolvidos sobre uma base plana, podem conter, no caso do quartzo incolor, milhares de cristais, totalizando centenas de quilogramas. A maior já encontrada tinha 784 kg!
O Brasil é o maior produtor mundial de quartzo, com jazidas principalmente em Minas Gerais, Goiás e Bahia, particularmente na região do Planalto Central, próximo ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
6 comentários:
Angela, gostei muito do teu post sobre os cristais. Beijos do teu amigo Jonas.
Jonas, a Ursa ficou feliz com a sua visita. Beijos! :))
Tem uma amiga que vai adorar esse post sobre cristais !
Jôka, que surpresa!!! Veio descansar um pouco na rede da oca e tomar um guaraná da floresta? ;)) Beijos carinhosos da Ursa!!
Estou adorando esse post maravilhoso sobre cristais, Angela !
Vim tentar agregar um certo brilho a sua linda coleção.
Beijos,
Kristal
Kristal, que bom que gostou do tópico! Muito brilho para você! Beijos da Ursa :))
Postar um comentário