segunda-feira, 30 de outubro de 2006


IEF apreende 200kg de pepinos-do-mar em Paraty
(Fonte: O Globo Online e Agência Brasil )

RIO - O Instituto Estadual de Florestas (IEF) apreendeu na madrugada de domingo, em em Paraty-Mirim, 200kg de pepino-do-mar, uma espécie de equinoderma (ou holoturóide), animal marinho do mesmo tipo da estrela-do-mar e do ouriço-do-mar, que vive em grandes profundidades do oceano. O pepino-do-mar é muito utilizado na culinária japonesa e na fabricação de cosméticos.
Quatro pessoas foram autuadas por crime ambiental e terão que pagar R$ 500 por espécie retirada do mar: José Mok, de 40 anos; Tarcilho Assunção Filho, 45; Adilson José Teixeira, 38; Huang Jiexim, 38; e Jacky Chan, 44. O grupo foi flagrado quando levava a mercadoria para restaurantes de São Paulo. As detenções foram fruto de denúncia anônima.
Os 200 kg apreendidos (cerca de oito mil unidades do animal) foram incinerados nesta segunda-feira por fiscais do IEF, por falta de condições de conservação, já que são alimentos altamente perecíveis. A carga foi pescada ilegalmente num recém-criado núcleo de preservação ambiental, na Costa Verde.
- Acho que tudo é possível fazer na retirada da natureza, desde que se faça o manejo adequado. O problema é uma retirada dessas, feita de forma predatória, sem nenhum manejo, como respeito à época de reprodução e tamanho adequado - observou o presidente do IEF, Maurício Lobo.
O pepino-do-mar vive em áreas conservadas, sem poluição, e é amplamente usado na indústria de cosméticos. Segundo Lobo, muitos produtos da biodiversidade do país ainda estão sendo descobertos e uma das alternativas para estudos e comercialização é a criação em cativeiro, sem agredir a natureza.
- É importante preservar. Isso é um patrimônio não só do estado, mas de todo o Brasil”.
Essa foi a primeira apreensão de pesca predatória na região. O núcleo de Paraty-Mirim é considerado um ponto estratégico de entrada para a área de preservação ambiental do Saco do Mamanguá, que faz limite com a reserva ecológica de Joatinga. Até agora, a área estava ameaçada por invasões.

7 comentários:

Jôka P. disse...

MÊ-DA !!!
:(
Bjs!

Jonas Prochownik disse...

Angela, cadeia neles! Beijos e otima semana pra vc. do teu amigo Jonas.

Tina disse...

Concordo com Jonas: cada uma que a gente vê... Não desista.

beijos querida,

Matilda Penna disse...

Nossa, quantos quilos pescados ilegalmente, tudo incinerado, pena, pena mesmo!
Falta de respeito com a natureza...
Beijos, :).

Anônimo disse...

Bom dia....
Tão ruim ver incinerado tb.....eles deveriam estar preparados pra isso...
Bjs....

Janaina disse...

Nossa, pescando em núcleo de preservação ambiental. Só multa é pouco. Isso me revolta, viu Angela. Muito.

Angela Ursa disse...

Jôka, o pepino-do-mar é inofensivo. O que a gente tem medo e indignação é da pesca predatória que mata tantas espécies de animais. Beijos da Ursa! :))

Jonas, isso mesmo, cadeia pra eles! Beijos da Ursa

Tina, o pior é que tem muita pesca ilegal no Brasil. Beijos da Ursa!

Nambiquara, quando essas pessoas vão dar valor à preservação da natureza?!! Beijos!

Diana, infelizmente, não deu para devolver os pepinos-do-mar para a natureza. Beijos!

Janaína, eu também acho que a pena deveria ser maior. Beijos da Ursa!