terça-feira, 10 de outubro de 2006

A preguiça gigante (Megatherium america) seria o Mapinguaria? (Fonte da imagem)

Lendas e mitos da região Amazônica
WWF - Fonte

Histórias incríveis de peixes que podem engolir um homem, da "vertigem" causada pela floresta, de onças ferozes e monstros mitológicos, povoam o imaginário dos moradores do Pontal do Apiacás. As lendas e mitos que cercam as belezas do encontro dos rios Juruena e Teles Pires - na fronteira dos Estados do Amazonas, Mato Grosso e Pará -, são mais uma das muitas surpresas encontradas na região.
"Cuidado com a floresta tem gente que vai e volta com a cabeça virada", é o aviso dos ribeirinhos aos visitantes recém-chegados. Mas história de que a mata pode enlouquecer um homem, parece ser apenas uma forma encontrada pela população local para evitar a invasão de madeireiros, garimpeiros e caçadores ilegais.
Outro defensor da floresta muito popular nas conversas mais animadas da região é o mapinguari. Descrito quase sempre como um animal de mais de dois metros, peludo, com garras gigantescas, dentes enormes e que adora alimentar-se de "caçadores". Segundo a lenda, a temida fera ataca de dia e emite sons iguais aos feitos em troncos de sapupema, árvore típica da região utilizada para a comunicação entre quem está na mata, para confundir e atrair as pessoas. Muitos juram terem visto o bicho e alguns até lutaram com ele. Os relatos são tão constantes entre ribeirinhos e seringueiros, que uma equipe de pesquisadores do museu Paraense Emílio Goeldi, chegou a fazer uma expedição na Amazônia em busca do animal.
A suspeita dos cientistas era que o mapinguaria fosse uma preguiça gigante (Megatherium america). Espécie considerada extinta há milhares de anos, possivelmente refugiada na floresta. Algumas pegadas e marcas em árvores foram registradas, muitas histórias contadas, mas nada de concreto ficou comprovado. Apesar das incertezas da ciência, o monstro continua sendo muito real no imaginário dos moradores do Pontal do Apiacás. E ninguém arrisca entrar desacompanhado na mata para caçar, ou pescar.
A existência do temido monstro também é comum entre os povos indígenas. Para eles, depois um feitiço, um velho pajé transformou-se no mapinguari para proteger a natureza de todos aqueles que a desrespeitarem. Alguns antropólogos acreditam que a lenda tem origem similar ao de outro defensor da floresta, o curupira, o famoso indiozinho de cabelos vermelhos e pés virados que vive para assombrar caçadores.

Nenhum comentário: