quinta-feira, 7 de dezembro de 2006


Energia renovável já!
(Fonte: site do Greenpeace Brasil - Leia também Na Luta contra Angra 3)

O aquecimento global é o pior problema ambiental atualmente. As temperaturas recordes do verão de 2003 no hemisfério Norte e o aumento das emissões de gases de efeito estufa na União Européia demonstram que o fenômeno é uma realidade. Embora alguns cientistas aleguem que não se pode mais impedir que as mudanças climáticas ocorram, o Greenpeace crê que devemos minorá-las, na expectativa de que as consequências sejam menos drásticas.
A atmosfera da Terra é composta por gases que, entre outras funções, mantêm a temperatura que possibilita a vida no planeta e regulam chuvas e evaporação. A emissão de gases durante a queima de combustíveis fósseis, principalmente o dióxido de carbono (CO2 ), aumenta o chamado efeito-estufa.

Consequências
- Derretimento das calotas polares. Nas próximas cinco décadas, todo o gelo da Groenlândia poderá desaparecer, mantidas as emissões atuais
- Elevação do nível do mar e alagamento de áreas costeiras e ilhas
- Ondas de calor e enchentes
- Ameaça aos ecossistemas das geleiras, recifes de corais, mangues, florestas tropicais e boreais, pradarias e savanas, incluindo a extinção de espécies animais e vegetais
- Perda de safras agrícolas

As fontes limpas
- Os ventos podem atender 10% da demanda por eletricidade no mundo.
- A energia solar cresce 33% ao ano. Em 2040, poderá suprir até 25% da demanda energética no mundo.
- Estima-se que, com os cuidados necessários e o uso de novas tecnologias, a geração de eletricidade a partir da biomassa (madeira, álcool, óleos vegetais, restos agrícolas, esterco de animais ou resíduos domésticos e industriais) possa produzir em 2050 energia equivalente à que seria gerada por usinas hidrelétricas e nucleares.

Energia nuclear, não!
A geração de eletricidade a partir de reatores atômicos produz substâncias que podem ser usadas na fabricação de armas nucleares. Sob um funcionamento normal, uma usina libera no ar, solo e água radioatividade que pode causar câncer e outras doenças. Além dos riscos de acidente, o maior problema da tecnologia são os resíduos nucleares, que devem ser completamente isolados de qualquer contato com o ambiente, a fim de prevenir a contaminação. Fora tudo isso, a energia nuclear sempre foi cara, muito embora tenha recebido subsídios estatais massivos durante décadas.

Nenhum comentário: