sábado, 10 de fevereiro de 2007

Meninas Kaingang (Fonte da imagem e do texto: Portal Kaingang)

Clique aqui para conhecer o conto indígena "A Piroga Sagrada", escrito pelo amigo Elcio Domingues

O
s Kaingang são um povo pertencente à família linguística Jê, integrando, junto com os Xokleng , os povos Jê Meridionais. Sua cultura desenvolveu-se à sombra dos pinheirais, ocupando a região sudeste/sul do atual território brasileiro. Há pelo menos dois séculos sua extensão territorial compreende a zona entre o Rio Tietê (SP) e o Rio Ijuí (norte do RS). No século XIX seus domínios se estendiam, para oeste, até San Pedro, na província argentina de Misiones.

Atualmente os Kaingang ocupam cerca de 30 áreas reduzidas, distribuídas sobre seu antigo território, nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com uma população aproximada de 29 mil pessoas. Ver Mapa e quadros da População Kaingang (por áreas e por Estados).

Sozinhos, os Kaingang correspondem a quase 50% de toda população dos povos de língua Jê, sendo um dos cinco povos indígenas mais populosos no Brasil.

2 comentários:

Jôka P. disse...

Estou passeando pela floresta !

Saramar disse...

Ursa, perdoe-me pela ausência.
É a política me tomando todo o tempo. Prometo me redimir, certo?

Estou aprendendo aqui a ler as lendas indígenas e a me encantar com a riqueza da ligação entre o homem e a terra, coisa que nós, nunca saberemos bem o que significa.
Obrigada.

beijos e boa semana para você.