sábado, 5 de maio de 2007

Histórias da Ursa Sentada:
Saru
Barulho de galhos partidos e folhas caindo ...Um urro alucinante no meio da noite!!...
A lua acordou com o grito e brilhou mais intensa nos olhos da coruja.
Passos pesados deixavam marcas de garras na terra. Quem era aquela figura grande que vagava sem rumo, despertando os animais? Uma ameaça? Um espírito do mal?
Os pajés se olharam preocupados. Um deles falou: Saru!
Precisavam preparar logo a beberragem. Misturaram diversas ervas de cheiro forte e sentaram próximos à fogueira.
Um dos pajés acendeu o cachimbo e entoou cantos entre as baforadas.
Em círculo, todos os pajés começaram a chamar: Saru! Saru!!
As árvores balançaram e o estalar de galhos aumentou, cada vez mais forte.
Uma sombra se formou a poucos metros da fogueira e foi se aproximando...
Os olhos vermelhos, alucinados, brilhavam. E os grunhidos era assustadores.
A figura peluda entrou no meio do círculo dos pajés, sem medo das chamas da fogueira.
Um deles, enxugou o suor da testa, pegou a tigela com a beberragem e lentamente se aproximou da criatura.
Ela se acalmou e bebeu rapidamente. Então, ela tombou, como uma árvore cortada.
Seu corpo foi se transformando, enquanto os pajés entoavam:
Saru! Saru!... ru!! ur!.. sa!! Ursa!! Ursa!!!
Ursa Sentada abriu os olhos espantados e perguntou o que tinha acontecido.
O pajé mais velho falou: "Você comeu o fruto dos espíritos e eles levaram sua alma para longe. Mas você tomou o chá que nós fizemos para afastar os espíritos do mal e conseguiu voltar. Enquanto sua alma estava longe, Saru tomou seu lugar."

9 comentários:

Jôka P. disse...

Um superbeijo, Ursa Sentada !

Tom disse...

Nossa Ursa!
Que história fantástica!
Saru! Ursa! Saru!

Kristal disse...

Essa macaca loura aí da foto está parecendo comigo antes de ir ao cabelereiro.

Angela Ursa disse...

Jôka, beijos da Ursa Saru para você! ;))

Tom, que bom que você gostou da história. Faz tempo que eu não tinha idéia para escrever uma nova história da Ursa Sentada. Vou ver se consigo me inspirar para escrever com mais freqüência. Beijos! :))

Kristal, eu me divirto com o seu senso de humor! :)) Beijos da Ursa

Anônimo disse...

Ursa, Saru, sarou tudo...
agora fiquei mais curiosa com novas histórias...
sabe que eu escrevo às vezes umas hostórias baseadas em fatos reais, acho que estou pensnado em colocar em meu blog...
Ah, lá na Vintem e Oito, no coração de Vila Isabel foi tudo bem, festa festa...
Beijos, tudo de bom,
Janaina de Almeida, Vila Isabel, Rio de JAaneiro.

Angela Ursa disse...

Janaína, coloque sim as suas histórias no blog. Eu estou curiosa para ler! :)) Então a festa do Noel Rosa foi animadíssima! Que bom! Beijos :))

Lia Noronha &Silvio Spersivo disse...

Ursa: estou rindo até agora com a história da macaca que a Kristal escreveu acima...adorei tudo!!!
Bjus de boa semana pra vc e todos da sua maravilhosa e encantada floresta!!!

Angela Ursa disse...

Lia, a Kristal é muito divertida! :)) Beijos floridos!

Lucinéia, para o íntimos disse...

Muito bom, Ursa!
Saru, saru...
;)