quinta-feira, 6 de março de 2008


HIENA
(Informação fornecida pela pesquisadora Karin von Schmalz, do Grupo de Pesquisas sobre Comportamento Animal da Universidade de Oxford, Inglaterra - Fonte:
JC Online)

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O SOM DA FAMOSA GARGALHADA DA HIENA

Existem muitos mitos a respeito das hienas, principalmente sobre comerem carniça e sorrirem o tempo todo. Na verdade, existem quatro espécies de hienas: a hiena-de-crista, a hiena-marrom, a hiena-listrada e a hiena-pintada. Todas são africanas, e a hiena-listrada também é encontrada em parte da Ásia.
A hiena-de-crista come basicamente insetos, e as outras espécies podem tanto comer restos de animais mortos por outros predadores quanto caçar em bandos. A mais social das hienas é a hiena-pintada, e por isso é a que emite a maior variedade de sons, pois é através deles que se dá a comunicação entre membros do mesmo bando.
É ela que emite um som muito parecido com a nossa risada, mas com um significado muito diferente: hienas-pintadas “riem” quando são perseguidas ou atacadas por outras, ou seja, quando estão sob intenso estresse. Por isso, é comum que hienas-pintadas presas em zoológicos emitam esse som, pois nem sempre as condições de cativeiro são as ideais para esses animais.

4 comentários:

Lia Noronha &Silvio Spersivo disse...

Ângela:adorei a sua visita ao meu Cotidiano.
Aquela paisagem é aqui no Convento da Penha...quintal da casa paroquial.Essa foto fui eu que tirei...pode copiá-la pra sua maravilhosa floresta...fique a vontade!
Bjus mil!!!

Anônimo disse...

Sua floresta esta cada vez mais...encatada...Abraços com o carinho da amiga de sempre.

Jôka P. disse...

A Dona Eleonor, minha síndica, ri igual a Hiena.

Angela Ursa disse...

Lia, obrigada pela informação sobre aquela linda foto! Beijos floridos da Ursa :))

Jôka, uma síndica hiena!! :)) Eu me lembrei da síndica da novela Paraíso Tropical. Beijos da Ursa!