sexta-feira, 4 de abril de 2008

Jacaré-açu - Berço único do jacaré-açu, a Bacia Amazônica, maior área hidrográfica do mundo, também abriga espécies como jacaretinga, jacaré-do-papo-amarelo, jacarepaguá e jacaré-coroa. (Fonte da legenda e da imagem)

Amazonas apreende carne de jacaré em reserva ambiental
(Fonte:
Folha de SP, Ambiente - 02/04/08)
O Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) apreendeu ontem 7,8 toneladas de carne de jacaré da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus. A carne, que equivale à de 740 animais de duas espécies conhecidas localmente como açu e tinga, seria ilegalmente comercializada no Pará. O Ipaam localizou quatro comerciantes que fariam a venda ilegal da carne. Na reserva não há plano de manejo para a exploração da carne de jacaré. Foram aplicadas multas que totalizam R$ 204 mil. A operação tinha como objetivo fiscalizar a exploração e transporte ilegais de madeira da reserva. Além da carne, a operação apreendeu aproximadamente 240 toras de madeira de lei.

6 comentários:

As Tertulías disse...

eu nao sabia que se come carne de jacaré no pará... entendi coretamente? e a madeira... como querem destruir a floresta e bacia amazonica... e já estao conseguindo!!! que coisa mais absurda!

Angela Ursa disse...

Eu também não sabia. Mas pelo que entendi eles comem e comercializam. Sobre a destruição da floresta, quase que diariamente leio notícias sobre derrubadas de árvores e roubo de madeira na Amazônia. Não está havendo um controle eficaz contra isso. Beijos da Ursa

marc ms disse...

Querida Ursa.

Esta é a segunda vez que visito o teu blog.Sou um brasileiro vivendo em Stockholm e as vezes sinto uma saudade muito grande daí.Tudo que vc escreve e as imagens que publica estao marcadas por um grande amor á nossa terra .Fiquei emocianado e achei que vc deveria saber. Muita sorte na vida.

um abraco. Marconi

Anônimo disse...

Ângela, estava com muitas saudades de ti escrevendo sobre ecologia.
Olha, um seguinte:jacaré é feio, assusta e dá medo, tuod isso é verdade, porém ele tem a sua importância para o equilíbrio ecológico, e é muita maldade comercializar carne de jacaré...
DEIXEM OS JACARÉS EM PAZ, BEIJOS.

Angela Ursa disse...

Marconi, seja sempre bem-vindo à Floresta. Gostei muito da sua visita diretamente das terras nórdicas :)) Um grande abraço e flores da Ursa para você!

Angela Ursa disse...

Janaína, o grande risco da comercialização ilegal é o risco de extinção dessas espécies, além dos maus-tratos que os animais sofrem. Beijos da Ursa :))