quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Proteste contra o desmatamento e queimadas na Amazônia!
Utilize o aplicativo Amazônia.vc
(Fonte das informações:
Globo Amazônia)

O que é o aplicativo Amazônia.vc?
Amazonia.vc é um aplicativo que exibe em um mapa os últimos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (
Inpe) sobre queimadas e desmatamento na Amazônia. Instalado no Orkut, o aplicativo permite que o usuário registre seu protesto contra cada queimada ou foco de desmatamento. Além disso, mostra também um ranking com os usuários que mais protestam e gera dados resumidos sobre a destruição da Amazônia. A criação do aplicativo é fruto de uma parceria do Fantástico com a Globo.com.
Como faço para participar do Amazônia.vc?
Para protestar no Amazonia.vc, você precisa entrar no Orkut e, na coluna da esquerda, clicar em "adicionar apps". Na lista que irá aparecer, clique no link "Amazônia.vc". Se o aplicativo não aparecer na lista, faça uma busca por "Amazônia.vc" no campo de pesquisa que fica em cima, à direita. Depois de clicar sobre o ícone do aplicativo, aperte o botão "Adicionar Aplicativo", que aparecerá na coluna da direita. A partir desse ponto, siga as intruções que aparecerão na tela e pronto! Não consigo achar o Amazônia.vc no Orkut.
Onde posso encontrá-lo?
O Amazônia.vc pode ser encontrado no endereço
http://www.orkut.com.br/AppDirectory.aspx. Se o aplicativo não aparecer na lista, faça uma busca por "Amazônia.vc" no campo de pesquisa que fica em cima, à direita. Se eu não tiver Orkut, posso participar? Para poder protestar no Amazônia.vc é necessário ter uma conta no Orkut. Se você não quer entrar no Orkut, mas gostaria de acompanhar as queimadas e focos de desmatamento, é possível acessar um mapa com essas informações no portal Amazonia.vc, acessível pelo link http://globoamazonia.com.
Apesar de o seu protesto não ser um registro formal, ele é uma forma de pressionar para que medidas sejam tomadas contra a devastação da Amazônia. Os protestos também podem se transformar em reportagens no Fantástico e no portal Globo Amazônia. Os protestos registrados são publicados no Orkut e no portal Amazônia.vc, mas não são remetidos a autoridades. Para fazer uma denúncia formal, você pode utilizar a Linha Verde, do Ibama:
http://www.ibama.gov.br/linhaverde.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ursa, voltei!Durante esse tempo que fiquei sem pc, vi no Jornal Nacional uma madereira clandesrina, e tinha até madeira poder, que não servia para mais nada, desperdício puro!
Chico Mendes deve estar se reviradno no túmulo.
Beijos tristes mas floridos.

Angela Ursa disse...

Oi, Janaina! Seja bem-vinda! :))
Eu também vi essa reportagem sobre a madeira ilegal que estava apodrecendo por causa de burocracias judiciais. Um entrevistado disse que a madeira podia ter sido usada para casas populares. Agora já é tarde e o estrago foi feito. Coisas de Brasil! Beijos floridos da Ursa

Jôka P. disse...

Oi, Angela ! Já estou melhorando, obrigado pelo poderoso chá florestal ! Bjs!

Angela Ursa disse...

Oi, Jôka! Que bom saber que você já está melhor! Beijos e bom descanso! :))