domingo, 19 de outubro de 2008

Saúde Indígena
(Imagem e texto extraído do site: Índios On line - de autoria de
Edcarlos – Carlinhos - Pankararu)

"A FUNAI para se eximir de suas responsabilidade ficou super feliz com o decreto nº 23 de 1991, pois esse decreto a favoreceu ao dizer que a FUNAI não é responsável pela saúde indígena, a qual passaria a ser de responsabilidade da FUNASA.
.......................................
Mais sempre quando falamos de saúde, várias pessoas esquecem que saúde não é apenas atendimento médico hospitalar, mais também saúde é saneamento básico, moradia, escolaridade e alimentação ou seja o bem está do ser humano tanto físico e psíquico.
O governo na esfera Federal é responsável pela saúde um todo, o qual repassa a verba para a esfera Estadual e o Estado para o Município. Embora qualquer esfera é obrigatória há nos oferecer um atendimento digno, mais a realidade é totalmente diferente.
Nossa saúde está cada vez mais terceirizada, os quais quem saem bem nessa historia toda é a FUNASA e as ONG´s, empresas e etc, por exemplo a FUNAI/FUNASA faz convênio com a UNB (Universidade de Brasília) para atender os indígenas , no entanto a UNB está envolvida com a corrupção, fazendo com que alguns funcionários viajassem para o Sul da Ásia com o dinheiro da nossa Saúde, ou seja enquanto as vidas dos nossos parentes voam para os céu, os corruptos voam para passar boas aventuras no luxo do dinheiro da nossa saúde.
Temos que dá um basta nisso, e lutar para manter uma instituição própria para a nossa saúde, pois o Governo quer municipalizar a saúde e acabar com a instituição voltada para os povos indígenas.
A saúde já é péssima em nossa aldeia, imagina pra nos que somos tachados de índios desaldeiado, por moramos na cidade grande.
No dia 15 e 16 de Novembro, eu vou participar de uma discussão a respeito da saúde indígena na cidade de São Paulo."

Edcarlos – Carlinhos - Pankararu

8 comentários:

Matilda Penna disse...

Passei para deixar um beijo e votos de um ótimo domingo, :).

Angela Ursa disse...

Obrigada, amiga! Para você também :))
Beijos floridos da Ursa

As Tertulías disse...

Oi amiga, como sempre tópicos interessantes aqui. como admiro esta "continuidade" que voce dá aqui... parabéns pelo lindo blog! como sempre!
Ricardo (Curíó)

Angela Ursa disse...

Ricardo, amigo Curió, obrigada pelo carinho e pelas suas palavras. Beijos da Ursa :))

Jôka P. disse...

Angela, mal cheguei em casa e vim correndo até a sua floresta pra lhe dar um beijo e agradecer a força ! Obrigado, querida !

Angela Ursa disse...

Querido Jôka, que bom ter você de volta!!! Eu estava com saudades!! Beijos e muito carinho da Ursa :))

Anônimo disse...

Viva!!
Nós de novo aqui!
E é bom que você venha mesmo aqui, Jôka, respirar esse ar e tomar um chazinho!!
Beijos pra vocês

nd disse...

Olá...
É sempre bom vir aqui, aprendo tanta coisa...

Obrigado pela visita

Bjs