terça-feira, 26 de maio de 2009

Índios crenaques

Cantos indígenas

Grande céu, canto dos índios crenaques, de Rio Doce
(Fonte: Jangada Brasil - Observação: os links dos arquivos em formato MP3, do site, não estão abrindo, por isso não coloquei neste tópico)

Canto dos índios crenaques, de Rio Doce, colhido e anotado por Manizer. Registrado em Elementos de folclore musical brasileiro, de Flausino Rodrigues Vale (2ª ed. São Paulo, Companhia Editora Nacional, Ministério da Educação e Cultura, 1978. Brasiliana, 57, p.42)

Download:

Partitura [PDF:106KB]

MIDI [MID:2KB]

Canto entoado ao descer o rio, em dias límpidos:

Ta ru ji pa kju ta a a a a ru ji pa kju

______________________

Canto guarani para o sol. Conforme registro em Outras terras outros sons; livro de orientação ao professor, de M. Berenice de Almeida e Magda Dourado Pucci (São Paulo, Callis, 2002, p.114)

Nhamandu
Jogweru
Nhanderu
Tenondé
Omãnê
Nhandexy
Tenondé
Nhandere
Omãne
_____________________________

CÃNTICO DAS CRIANÇAS GUARANI
: Clique aqui para fazer download do arquivo MP3
(Fonte: site Curupira)

6 comentários:

MARCOS DHOTTA disse...

...Como é bom passear por cá novamente! Esse cantinho, esse canto e o encanto das matas me faz um beeeeeeeeem...Tenho sempre vontade de andar descalço e assobiar por aí sem destino. Um beijo enorme com cheiro de mato.

Janaina disse...

Esses cantos são uma homenagem , uma exlatação à natureza,beijos floridos.

Angela Ursa disse...

Marcos, que bom que a Floresta da Ursa produz essas sensações boas em você! Beijos floridos da Ursa :))

Janaina, quando ouço os cantos indígenas, sinto, sim, uma forte ligação deles com a natureza. Eles me emocionam. Beijos floridos da Ursa :))

Luma Rosa disse...

É voltar às origens! Alias, para os índios tudo é motivo para cantar ou dançar! Beijus

Art'palavra disse...

Cada vez que venho a esta floresta recarrego minhas energias. Bjos de luz, Grauninha

Anônimo disse...

oi, eu estou fazendo um trabalho de contação de histórias indígenas, e gostaria de saber onde eu poderia encontrar a letra desse canto das crianças que está disponivel para dowload.
se alguém puder me ajudar..

obrigada desde já!