segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A pedra do cão sentado tem 111 m de altura. É a maior em formato de cão sentado do mundo - Nova Friburgo, RJ. CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A IMAGEM ORIGINAL
(Fonte da imagem e fonte das informações)

O Parque Cão Sentado é uma Unidade de Conservação e tem como principal objetivo à preservação dos ecossistemas presentes nesta pequena área da Mata Atlântica, proporcionando aos seus visitantes, atividades de lazer e esportes, tais como: caminhadas, pedalinho, pesque-pague e pesque-devolva, exploração de grutas e cavernas, esportes de montanha, apreciação e contato com a natureza.
Muito se fala a respeito da Pedra do Cão Sentado, por sua exuberância e curiosidade quanto à sua formação geológica, mas pouco se ouve sobre a sua floresta, tão importante para o equilíbrio do meio ambiente.
Na Mata do Parque Cão Sentado convivem lado a lado desde árvores grandiosas, algumas rodeadas com cipós gigantes, como o jequitibá, pau-brasil, figueiras, guapuruvas, cambuás, ingás, cabriúva, ipês, a pindobinha, e outras, como a embaúba, o murici, o baguaçu, o jacatirão, a faveira, guabirobas, bacuparis, a palmeira juçara, da qual é extraído o palmito, espécies de médio porte como a samambaiaçu entre outras palmeiras diversas.
Sobre os troncos destas árvores apóiam-se diferentes lianas (cipós), begoniáceas, aráceas, pteridophytas (samambaias), dezenas de orquídeas (Dendrobiuns, Oncidiuns, Laelias, etc), bromeliáceas, cactáceas, que formam a vegetação de epífitas, perfeitamente adaptadas à vida longe do solo. Nada retiram das árvores apenas buscam uma maior luminosidade e ainda retribuem o abrigo atraindo animais polinizadores, como o beija-flor, as borboletas e os morcegos.

9 comentários:

As Tertulías disse...

Voce está publicando umas coisas incríveis. E tantas delas - para mim desconhecidas - tao próximas. Obrigado!

Jôka P. disse...

Angela, não estou conseguindo visualizar a foto daqui. Só aquela cruzinha vermelha e um quadradão branco.

Bjs!

Angela Ursa disse...

Ricardo, que bom que você está gostando dos tópicos florestais :)) Beijos da Ursa!

Jôka, já acrescentei o link da foto original no tópico. Aqui a visualização está normal. Beijos da Ursa! :))

Jôka P. disse...

Agora apareceu, Angelita !
Que foto lindaaa !!!

Angela Ursa disse...

Jôka, beijos e carinho da Ursa para você!! :))

Janaina disse...

Ursa minha linda,quanto tempo!!!!!!!!Amei essa pedra, que beleza é a natureza!Poesiua a olhos vistos.Você reparou que abaicxo parece um dinossauro de boca aberta, aengraçado.Beijos floridos, um abraço.

Angela Ursa disse...

Oi, Janaina! Seja bem-vinda! :)) É mesmo, parece uma cabeça de dinossauro. Beijos floridos e carinho da Ursa para você!

almariada disse...

os índios que viviam aqui deviam ter uma história sobre esta pedra...

tantos nomes de árvores de que nunca ouvi falar! :)

abraços

Impressões Amazônicas disse...

Cão Sentado é um dos lugares mais bonitos do Rio, ainda que pouco conhecido e badalado. Tenho umas fotos legais de lá, infelizmente ainda no tempo do papel e negativo.
Parabéns pelo blog, que realmente está muito bonito e variado!