terça-feira, 9 de março de 2010

Temporada: As praias de Alter do Chão só existem no período de vazante do rio Tapajós, entre agosto e janeiro, quando o volume de água diminuiu e surgem centenas de faixas de areia (Fonte: Época)

(Fonte da imagem)


ALTER DO CHÃO - PRAIA DO RIO TAPAJÓS, PA
(Trechos de matéria de 2009 publicada no site Ecoviagem)

O jornal inglês The Guardian publicou uma lista com as 10 melhores praias do Brasil. No meio de tantas maravilhas espalhadas por cerca de 8 mil quilômetros de litoral, a praia de Alter do Chão, no oeste paraense, ficou em primeiro lugar, à frente de paraísos como Fernando de Noronha, em Pernambuco, e Jericoacoara, no Ceará.

A praia de Alter do Chão fica às margens do rio Tapajós. O melhor acesso é no período de janeiro a agosto, quando o volume de água diminui e surgem várias faixas de areia. O jornal inglês classifica a praia como uma “resposta da selva ao Caribe”, fazendo alusão ao “Caribe brasileiro”, como a praia santarena é conhecida pelos paraenses.

Com 249 anos de fundação, a vila de Alter do Chão, como boa parte das vilas e cidades do oeste paraense, carrega no nome a influência da colonização portuguesa, presente na denominação de Santarém (município onde está Alter do Chão), e de cidades próximas, como Óbidos e Alenquer.

No mês passado, o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, visitou a vila de pescadores, que possui cerca de 6 mil habitantes e fica a pouco mais de 30 quilômetros da sede de Santarém.

Alter do Chão atrai a curiosidade principalmente de turistas estrangeiros, que ali desembarcam de luxuosos navios para conhecer a história, a culinária e o artesanato locais, e desfrutar das águas cálidas do rio Tajajós e da exuberância da Floresta Nacional do Tapajós.

6 comentários:

Mamãe Oshiro disse...

Coisa linda essa nossa terra!!
Vim trazer uns docinhos, todos feitos com açúcar mascavo!!!
E uma cervejinha, bem gelada pra brindar o seu dia!!!
Um beijo especial meu e da Tomie!!

As Tertulías disse...

Que lugar mais lindo! Voce sempre nos dando estas surpresas de presente, hein?

Angela Ursa disse...

Ana, muito obrigada pelos docinhos diet e o brinde com cerveja. Beijos e muito carinho da Ursa para você e Tomie !! :))

Ricardo, deve ser linda mesmo essa praia de água doce. Beijos floridos da Ursa!

Jôka P. disse...

AMEI! Muito lindo, Angelita!

Jôka P. disse...

Bjs ! Bjs! Bjs !

Angela Ursa disse...

Querido Jôka, beijos para você também!! Nesses dias de calorão, a Ursa tem ido à praia do Rio Tapajós ;))