sábado, 24 de julho de 2010

URSA BOTA A BOCA NO TROMBONE (ou pior, na fumaça)

Queimada de palha em canaviais provoca doenças em São Paulo
(Fonte: site do Jornal Nacional - veja reportagem em vídeo no site)

A mecanização já atinge 55% do corte nos canaviais, mas a prática ainda é comum. A sujeira e as doenças respiratórias são os maiores problemas.

No interior de São Paulo, o inverno é a época da queima da palha nos canaviais. A fumaça das queimadas deixa o ar tão poluído quanto o da capital e provoca doenças respiratórias.
Quando se mudou de São Paulo para o interior, a comerciante Célia Regina Mendonça imaginava ficar livre de pelo menos um problema: a poluição. Imaginava. "Eu esperava ar puro, ar melhor, mas a gente percebe o ar é seco, todo mundo com tosse, resfriado".
A poluição no interior de São Paulo, o maior produtor de cana do país, vem das queimadas. A mecanização já atinge 55% do corte nos canaviais, mas a prática ainda é comum nas lavouras.
Por causa da baixa umidade do ar, a queimada só é permitida à noite, mas nem sempre essa restrição é respeitada.
As consequências das queimadas podem ser vistas em áreas distantes dos canaviais. A fuligem é levada pelo vento até as cidades. Nas áreas urbanas, a sujeira é um tormento para as donas de casa, mas os problemas vão além do que a gente pode enxergar.
Minúsculas partículas invisíveis ficam suspensas no ar e são inaladas. Aparelhos instalados pela companhia ambiental do estado revelam que a poluição no interior no período de estiagem pode ser comparada a da capital.
Nos primeiros 15 dias deste mês, a qualidade do ar passou de boa para regular e ultrapassou medições da poluição em bairros de São Paulo. Um dano para a saúde, principalmente de idosos e crianças.
"Começa a arder a garganta, dá um mal-estar e a gente começa a tossir”, disse o aposentado José Jorge.
“Já começa a entupir o nariz, dificuldade de respirar, falta de ar", disse a fonoaudióloga
Carolina Andreo.
A queima da palha da cana de açúcar foi proibida por lei, mas só a partir de 2017. Até lá, quem mora no interior de São Paulo, vai ter que conviver com este incômodo.

2 comentários:

ana de toledo disse...

Vi várias queimadas na Castelo Branco, indo pra Bauru. Tomie olhou o "incêndio! e ficou com pena dos bichinhos e das árvores...ai ai...
Um beijOO, querida.

Angela Ursa disse...

Ana, é uma tristeza isso. Eu fico indignada com esses criminosos da natureza! E ainda causando doenças respiratórias na população da região!
Já fiz denúncias ao jornal daqui, mas não há como fiscalizarem tudo, principalmente as queimadas feitas à noite. Beijos da Ursa!