terça-feira, 11 de janeiro de 2011


POVO PITAGUARY E UM POUCO DE SUA HISTÓRIA
(Fonte: Índios On line - texto de Ceiça Pitaguary)

O povo indígena Pitaguary, residente na Terra Indígena Pitaguary, localizada no município de Maracanaú e Pacatuba, Estado do Ceará, conta hoje com uma população de cerca 2000 mil pessoas distribuídas por 537 famílias. Possui como principal fonte de subsistência a agricultura, a pesca, a coleta de frutos e o artesanato. Dispomos de 1.735 hectares de terra em processo de demarcação, que iniciou no ano de 1991, sendo feito até o momento as etapas de identificação e delimitação da área. A área está inserida em meio à comunidade envolvente dos dois municípios da região metropolitana de Fortaleza, sendo vítima de inúmeros impactos ambientais e busca a manutenção da cultura indígena. Os maiores e mais importantes impactos são a exploração de rochas nas encostas das serras que limitam a T.I, bem como, a utilização de áreas férteis para a produção agrícola pelas companhias de Transmissão elétrica (CHESF E STN). Em anos de luta para a sua demarcação tivemos vários problemas, que vem dificultando a sobrevivência das famílias, que residem na comunidade, entre eles: o desmatamento e as queimadas, a poluição das mineradoras. O desemprego de jovens e adultos é grande agravando ainda mais a situação das famílias.
Apesar de tudo isso o nosso povo se deixa desanimar e continua mantendo a cultura e representações culturais. Um dos representantes culturais do Pitaguary é o grupo YBY PORANG – que significa terra bonita, nome escolhido pelos próprios jovens indígenas. O grupo faz apresentações culturais dentro e fora da aldeia, sempre repassando para os mais jovens a importância da afirmação indígena. Agora nos dias 08 a 10 de dezembro dois jovens Pitaguary, do grupo YBY PORANG foram convidados pela CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviços para participar do encontro sobre mudanças climáticas em Brasília, onde tiveram oportunidade de se reunir com a equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff.

4 comentários:

Jôka P. disse...

Oi Dona Ursa!
Vim passear com calma por sua linda floresta virtual! Vou ler todos os novos posts com o carinho que merece, amiga! Saudades! Quando vem ao Rio? Bjs! Bjs! Bjs!

Angela Ursa disse...

Oi, querido amigo! Adorei receber sua visita na floresta!
Quanto a ir ao Rio, vontade eu tenho, mas por enquanto está muito difícil para mim viajar. Beijos cariocas saudosos!

Alex Makuxi disse...

Olá, Sou Alex Makuxi, do povo makuxi de Roraima, norte do Brasil. Atualmente estou na gestão do grupo indios on line. E vim aqui deixar esse comentário por dois motivos:1ºPara parabenizar pela essa iniciativa muito Massa! 2°Para agradecer por divulgar aqui nosso portal.
Um Forte Abraço.
Saudações Indígenas

Angela Ursa disse...

Alex, seja sempre bem-vindo! Fiquei muito feliz de receber sua visita e comentário na floresta da Ursa.
Sempre que quiser, meu blog está aberto para divulgar matérias relacionadas aos irmãos indígenas. Grande abraço florido da Angela Ursa!:))