domingo, 13 de março de 2011

TÓQUIO e GENEBRA - O número de indivíduos expostos à radiação do terremoto atingiu a usina nuclear em Fukushima nordeste do Japão pode chegar a 160, informou um funcionário da central nuclear da Agência de Segurança Industrial e Nuclear, em entrevista coletiva. (Fonte: Extra.Globo)


Radiação supera limite permitido na usina de Fukushima
(Fonte: Folha.com - de São Paulo das Agências Internacionais)

O nível de radiação desprendido pela usina nuclear de Fukushima (nordeste do Japão) superou neste domingo (hora local) o limite legal, segundo anunciou a empresa operadora, TEPCO (Tokyo Electric Power).

O ministro porta-voz do Japão, Yukio Edano, admitiu que aparentemente houve uma fuga radioativa no reator da unidade 1 de Fukushima, de cujas imediações foram evacuadas cerca de cem mil pessoas. Ele acrescentou que, até o momento, 22 pessoas foram expostas à radiação em Fukushima, cujas operações foram suspensas após o terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter e posterior tsunami desta sexta-feira.

Neste sábado houve uma explosão nesta mesma usina, embora o governo japonês insista que ela não ocorreu em um reator.

A TEPCO explicou que a quantidade de radiação emitida na unidade chegou a 882 microsievert por hora, acima do limite recomendado de 500.

Edano disse inclusive que em um momento foram alcançados 1.204 microsievert, unidade de medida de exposição a radiações ionizantes.

O reator 3 da mesma central sofre problemas em seu sistema de refrigeração, e os responsáveis continuam tentando esfriá-lo liberando vapor de forma controlada, enchendo de água do mar e ácido bórico o recipiente primário de contenção.

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) comunicou no sábado que a explosão ocorreu fora desse "envoltório" de aço do reator, e por isso seu núcleo não foi afetado.

Quatro funcionários da TEPCO ficaram feridos na explosão, que derrubou o telhado e as paredes externas do reator, como pôde ser visto em imagens veiculadas pela televisão japonesa.

3 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Concordo que é uma tragédia, mas porque não se contbilizam tambem as vítimas diárias a emissão de CO2 ou metano ?

Rivaldo R.Ribeiro disse...

olá companheira Ursa acabei de colocar o link do seu blog no meu espaço VERDE.Meus cumprimentos pela linda iniciativa.



Meu primeiro Blog da ZIP.NET UOL
http://aldeia.mundus.zip.net



Rivaldo

Angela Ursa disse...

Dona Sra. Urtigão, é verdade que também são importante. Mas no momento o grande temor em relação ao problema dos reatores nucleares no Japão é primordial!
Beijos da Ursa

Olá, Rivaldo! Muito obrigada pela visita e por linkar a Floresta! Abraços florestais da Ursa