quarta-feira, 15 de junho de 2011

Novo exemplar de abelha da família Euglossa foi encontrada na Colômbia. Especialistas afirmam que a língua do inseto chega a ser duas vezes maior que o tamanho total do corpo (Foto: Divulgação/Universidade Nacional da Colômbia)

Abelha colorida e com língua grande é descoberta na Colômbia
(
Fonte: G1 )

Exemplar foi encontrado em reserva próxima à fronteira com o Equador.
Tamanho da língua chega a ser duas vezes maior que o corpo do inseto.
Do Globo Natureza, em São Paulo

Pesquisadores da Universidade Nacional da Colômbia encontraram um novo exemplar de abelha da família Euglossa que chama a atenção por sua diversidade de cores, mas, principalmente, pelo tamanho de sua língua, que chega a ser duas vezes maior que próprio corpo do inseto
Denominada Euglossa natesi, o espécime foi encontrado na região da floresta Amazônica, próxima à fronteira com o Equador. O exemplar complementa a lista de abelhas de orquídeas, chamadas assim por sua ação polinizadora e relação especial com as flores.

De acordo com Rodulfo Ospina, professor do Departamento de Biologia da universidade colombiana e um dos responsáveis por descrever o novo inseto, a particularidade desta abelha é que por sua língua ser maior, há possibilidade de plantas diferentes serem polinizadas.
Todas as abelhas do gênero Euglossa chamam a atenção por suas cores chamativas (azul, verde, bronze e dourado). O exemplar em questão foi coletado em 2005, na Reserva Natural Privada Rio Nambi, na fronteira com o Equador. Cientistas estimam a existência de 20 mil espécies de abelhas em todo o mundo.

Nenhum comentário: