sexta-feira, 19 de julho de 2013




IPÊ lança blog com notícias socioambientais do Rio Negro (AM)

(Fonte )
PUBLICIDADE
 
DE SÃO PAULO
As belezas naturais, as riquezas culturais, o potencial socioeconômico e ainda a diversidade biológica da região do baixo Rio Negro (Amazonas) são alguns dos temas que estarão presentes nas notícias do mais novo blog do IPÊ- Instituto de Pesquisas Ecológicas, ONG criada pelos empreendedores Claudio e Suzana Pádua.
Iniciativa do projeto "Eco-Polos Amazônia 21: Criação e Desenvolvimento de Cadeias Produtivas Sustentáveis para a Amazônia", o blog, que tem parceria do Fundo Vale, será é uma ferramenta de comunicação com a sociedade com o intuito de levar conhecimento sobre a região a um número cada vez maior de pessoas, enfatizando as potencialidades do baixo Rio Negro e dos seus moradores.
As notícias do blog estão divididas por seções, com os temas Agrobiodiversidade, Turismo e Artesanato, Iniciativas Locais e Políticas Públicas. Por meio delas, o IPÊ pretende não só compartilhar os resultados do projeto, desenvolvido desde 2012 na região, como levar aos leitores informações sobre toda a mobilização que ocorre nas comunidades, associações e parceiros regionais, pelo fortalecimento das cadeias produtivas locais.
O projeto "Eco-Polos Amazônia 21" tem o objetivo de, junto com as comunidades, criar alternativas de geração de renda que melhorem a qualidade de vida, promovendo a sustentabilidade socioambiental da região. Atualmente, muitas famílias vivem da renda de programas governamentais e da exploração de madeira (serrada e para espeto), que não garante estabilidade, remuneração justa e, na maioria das vezes, não está de acordo com normas oficiais de manejo. Um dos caminhos para a mudança desse quadro é o fortalecimento das cadeias de produtos regionais que possam gerar renda, valorizar o conhecimento e revitalizar as práticas tradicionais de manejo, e esta é a proposta do projeto.
Ainda em 2012, foram realizadas expedições de campo e atividades com participação de mais de 400 pessoas para diagnóstico e mapeamento geral dos principais produtos, serviços e "saber-fazer" da sociobiodiversidade de 28 comunidades.
A partir disso, uma série de ações foram desenvolvidas, como a Oficina para Definição de Estratégias de Fortalecimento de cadeias Produtivas Sustentáveis do Baixo Rio Negro. Outras atividades, como capacitações e encontros, já estão programadas para acontecerem junto com as comunidades até o final deste ano.

3 comentários:

Lia Noronha disse...

Querida Ursa: saudades da sua floresta.bjins urbanos pr ati.

Luma Rosa disse...

Oi, Angela!
A sociedade é a maior interessada e é ela que destrói. Essas associações são boas para conscientização, mas não adianta salvar apenas um rio com seus afluentes. Precisamos de mais associações como essa.
Beijus,

Lia Noronha disse...

Saudades sempre...dessa floresta lindamente poética!!! bjinss