sexta-feira, 28 de abril de 2006

O autor do site Nheengatu Tupi, Luiz R. Costa (de azul) e seu irmão (de vermelho) com alguns índios guaranis da tribo Mbiguaçu de Santa Catarina (Fonte da imagem)

Origem dos nomes de alguns Estados que vieram do Tupi (Fonte: site Nheengatu Tupi)
Amapá
O nome, segundo alguns estudiosos, provém do tupi ama'pa, árvore da família Apocynaceae, Hancornia amapa, muito abundante na região.
Goiás
Apresentam-se alguns étimos. Para a maioria, o nome teve origem no tupi gwa ya, cujo significado é "gente semelhante"; "indivíduo da mesma raça". Outros vêem em guaiás (nome dos índios) a formação da palavra. Há quem diga que o vocábulo é originário de Goiá, tribo indígena antiga.
Guaporé
Diz que o nome do antigo território de Guaporé (hoje Rondônia) formou-se do tupi wa (campo) e po'ré (cachoeira, catarata, rio).
Maranhão
Não se sabe ao certo qual a origem desse nome, mas para alguns autores viria do tupi mba'ra, mar, e nã, corrente. Segundo outros, viria de Mair-Anhanga, expressão tupi-guarani que significa "Alma ou espírito de Mair.
Pará
O Estado tomou, o nome do rio (braço direito do Amazonas, chamado Pará).Do tupi pa'ra, mar; rio que parece com o mar.
"Há alguma confusão entre "rio" e "mar". No guarani "mar" é pará, "rio" y ou, quando volumoso paranã. No tupi, "mar" é paranã e "rio" y ou y-gûasu. Os vocabulários não mencionam pará no tupi, mas pelos nomes geográficos vê-se que tanto paranã como pará foram empregados para designar o mar e os rios mais caudalosos. " - Pe. A. Lemos Barbosa, Curso de Tupi Antigo
Paraíba
Na opinião de muitos, o nome teve origem no tupi pa'ra (rio), e a'iba (ruim, impraticável). Outros dão o étimo para'iba, nome indígena da árvore Simabura versicolor, que floresce abundantemente na região.
Pernambuco
Diz-se que se formou do tupi para'nã (rio caudaloso) e pu'ka (gerúndio de pug, arrombado, rebentar). Segundo os historiadores, havia uma pedra furada nas margens do rio Capibaribe por onde o mar entrava, com grande ruído.
Piauí
Segundo a maioria dos estudiosos, o nome teve origem do tupi piau (piau, espécie de peixe) e y (rio). Piauí tem portanto o sentido de "rio dos piaus".
Piau (Leporinus elongatus)
Sergipe
Para alguns estudiosos, vem do tupi si'ri y pe (no rio dos siris). Outros vêem em Cerigip (ferrão de siri), nome do mais influente cacique que se opôs ao domínio português, o étimo Sergipe. O nome do Estado, antigamente, era Seregipe del Rei.
Tocantins
Nome de tribo indígena que habitou as margens do rio. É palavra tupi que significa bico de tucano. Tukã´(acópope de Tukano) e tï ( bico).

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá D. Ursa.....

O Paraná deve ser rio Caudaloso......
Gostoso saber dessas curiosidades que estão presentes no dia a dia....
Bjs....

Anônimo disse...

Quanta coisa importante e gostosa de saber e que nunca ninguem explica, adorei minha querida.
Lindo dia,
beijosssssssssss

Angela Ursa disse...

Diana, nesse mesmo site Nheengatu Tupi dizem que o rio Paraná, significa rio grande. E que o nome da capital paranaense vem das palavras Kuri (pinheiros) e tyba (abundância), Curitiba quer dizer portanto abundância de pinheiros, pinhais. Beijos da Ursa!

Márcia Clarinha, que bom que você gostou do tópico. Quantos nomes de cidades, estados, bairros, rios brasileiros, etc., são de origem tupi! Beijos :))

Lia Noronha disse...

Ursa: o mais surpreendente é que temos muito dos indígenas em nossas raízes...e não damos nada em troca!Que bom ter uma guerreira como vc nos orientando sempre.
Bom fim de seman prolongado minha amiga Ursa e boa noite.
Beijos urbanos pra ti.

Angela Ursa disse...

Lia, é verdade, todos nós temos um lado índio e usamos muitos nomes indígenas no nosso dia-a-dia. Beijos florestais para você! :))

Daia disse...

Oi, amiga.
Usamos muito mesmo, palavras de origem indígena: capixaba,por exemplo, significa na língua Tupi, plantador da roça de milho.
Beijos.:)