Visite o site Clickarvore e ajude a plantar uma árvore na Mata Atlântica
O Equilíbrio Natural (Fonte: site Clickarvore)
Muitas espécies de plantas e animais dependem diretamente da existência das florestas para se abrigar, reproduzir ou alimentar. Da mesma forma, algumas plantas dependem diretamente de animais ou insetos específicos para poder se reproduzir. Neste complexo e delicado equilíbrio natural, a extinção de determinadas espécies compromete a existência de muitas outras.Nas florestas tropicais, o equilíbrio provém principalmente da diversidade de espécies. Água abundante, luminosidade intensa e temperaturas altas e estáveis, além de uma variedade de ocupação animal e vegetal, conferem ao ecossistema da floresta complexas interações entre fauna, flora e elementos não vivos. Vejamos alguns exemplos dessas interações:
Não é por acaso que as frutas são normalmente coloridas e saborosas. Várias delas dependem de animais herbívoros para dispersarem suas sementes. Estes as comem e, feita a digestão, defecam estas sementes já com um adubo natural. Todos saem ganhando : as plantas dispersam seus genes e, como “gratidão”, os animais ganham uma saborosa e nutritiva refeição.
· Na floresta, existem plantas que exalam cheiros atraentes ou até mesmo simulam uma fêmea de algum animal com a função de atrair polinizadores, tais como abelhas, borboletas, mariposas, aves, entre outros. Suas formas, cheiros, tamanhos e cores variam de acordo com a espécie que as poliniza.
As Bromélias acumulam, em sua parte central, água e matéria orgânica que é decomposta e posteriormente absorvida por células especializadas, possibilitand a absorção de nutrientes. A água retida em seu interior serve de habitat para vários organismos, como algas, protozoários, insetos e pequenos anfíbios.
sexta-feira, 28 de abril de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário