domingo, 18 de junho de 2006

Garrafas pets recolhidas na comunidade de Pinhais são utilizadas como matéria-prima para fabricação de vassouras e ajudam na renda familiar de comunidade carente (Fonte da imagem)

Oceanos têm 18 mil peças de plástico por km2 (Fonte: BBC Brasil / Estadão - notícia publicada no site Ambiente Brasil )

Um relatório divulgado nesta sexta-feira pelo Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês) traz inúmeros dados que alertam para o impacto da poluição, pesca predatória e aquecimento global sobre os oceanos mundiais.
Segundo o estudo, há atualmente mais de 46 mil detritos de plástico a cada milha quadrada de oceano, ou cerca de 18 mil em cada quilômetro quadrado. A cada ano, afirma o estudo, detritos plásticos causam a morte de 1 milhão de pássaros marinhos, 100 mil mamíferos aquáticos e inúmeros peixes.
Além de não perecível, o plástico é capaz de viajar longas distâncias. Exemplo disso foi visto no início desta semana, quando embalagens plásticas vindas de diferentes partes do mundo, como Brasil e Japão, foram achadas no remoto arquipélago de Saint Kilda, na Escócia - local considerado Patrimônio da Humanidade e lar de inúmeras aves.
De acordo com o relatório, sacos plásticos, por exemplo, são particularmente letais para tartarugas e mamíferos, que as confundem com animais que lhes servem de alimento, como lulas e águas-vivas, e, por conta disso, podem morrer de asfixia ou por terem seus intestinos bloqueados.

Pesca
O documento afirma ainda que atividades pesqueiras representam a maior ameaça à biodiversidade oceânica e dos mares profundos, com 52% do cardume mundial de peixes já plenamente explorado.
O índice de espécies marítimas ameaçadas ou extintas passou de 10%, em meados dos anos 70, para 24% em 2002.
Populações de peixes considerados de grande valor comercial, como atum, bacalhau e peixe-espada, tiveram uma queda de 90% nos últimos cem anos.
Segundo o documento, a pesca ilegal e sem regulamentação movimenta entre US$ 4,9 bilhões e US$ 9,5 bilhões. "Se não agirmos agora, será impossível reverter o impacto sobre os oceanos. Poderemos perder muitas espécies e ecossistemas", afirma Stefan Hain, diretor da Unidade de Conservação de Corais da Unep.
O relatório mostra que a pesca ilegal não vitima apenas peixes. Segundo o documento, o uso ilegal de redes para pesca no alto mar mata 300 mil aves marinhas anualmente.

3 comentários:

greentea disse...

excelente ideia para aproveitamento das garrafas..

não haverá solução identica para as fraldas descartáveis que se atiram para todo o lado - na praia, na estrada no jardim ??
bjs

Lia Noronha disse...

Ursa: que bom transformar o lixo em algo aproveitável!!!
Poderíamos fazer o mesmo com os nossos políticos!!!

Beijos bem carinhosos e bom fim de semana pra vc e sua família florestal.

Angela Ursa disse...

Greentea, deve haver também uma forma de aproveitamento das fraldas descartáveis. Beijos da Ursa!

Lia, seria tão bom se a gente pudesse reciclar os políticos ;)) Beijos da Ursa!