sábado, 17 de setembro de 2011

15/09/2011
Floresta de Botucatu recebeu nome de Irmãos Villas Boas nesta 6a feira.
(Abaixo segue trecho de matéria do dia 15/09, com mais informações sobre a homenagem - Fonte: Acontece Botucatu)

Floresta de Botucatu receberá nome de Irmãos Villas Boas Botucatu se prepara para fazer uma justa homenagem aos maiores indigenistas e sertanistas brasileiros: os irmãos Orlando, Cláudio, Leonardo e Álvaro Villas Boas. Na próxima sexta-feira (16), às 14 horas, a Prefeitura realizará a cerimônia que denominará de Floresta Municipal “Irmãos Villas Boas” a área de pouco mais de oito hectares, localizada junto a Escola do Meio Ambiente (EMA), que foi cedida ao Município pelo Governo do Estado em 1984, na primeira gestão do prefeito Jamil Cury.

“Além de terem sido decisivos para a criação de uma política indigenista em nosso País, os irmãos Villas Boas deram uma grande contribuição para o processo de integração do Brasil. Muita gente não sabe, mas três desses grandes brasileiros (Orlando, Cláudio e Leonardo) nasceram aqui em Botucatu. Para nós isso é motivo de imenso orgulho, mas faltava uma homenagem da cidade à altura da contribuição que deixaram para o País”, afirma o prefeito João Cury Neto.

O evento que denominará a floresta de “Irmãos Villas Boas” acontecerá na sede da Escola do Meio Ambiente (EMA), na Estrada Municipal José Ítalo Bacchi s/n, no Jardim Aeroporto. Além do prefeito João Cury Neto e autoridades locais; diversos parentes e descendentes dos irmãos Villas Boas já confirmaram presença. Entre eles, Orlando Villas Boas Filho e Marina Villas Boas, respectivamente filho e viúva de Orlando Villas Boas.
Também estarão presentes, a presidente do Instituto Humanitare (ligado a Nações Unidas), Sheila Pimentel; a Embaixadora do Ano Internacional das Florestas Brasil e apresentadora da TV Record, Chris Flores e da representante da Rede PEA-Unesco, Eliana Baptista Pereira
Aun.

Os Villas Boas

Orlando, Cláudio, Leonardo e Álvaro Villas Boas se notabilizaram pelo trabalho de contato e proteção dos índios brasileiros e a construção de uma política indigenista no Brasil. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), os Villas Bôas começaram a estabelecer contato amistoso com os povos que vivem nas cabeceiras do Rio Xingu na década de 40.
Após esse trabalho, que iniciou a criação de laços de confiança com falantes de quatro famílias linguísticas diferentes, os irmãos decidiram permanecer no Xingu. O objetivo era desenvolver um programa de proteção aos índios, com a garantia de um território onde pudessem manter seus modos tradicionais de organização social e econômica.
Em grande parte, devido à ação dos Villas Bôas, em 19 de abril de 1961 foi assinado o decreto de criação do Parque Nacional do Xingu. A reserva foi dirigida pelos irmãos durante vários anos.

2 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Homenagem merecida. mas mais se deveria fazer, em nome deles pela dignidade dos povos tradicionais desta terra. Viu essa agora, os ruralistas ganharam o direito de redemarcar as terras indígenas no Mato Grosso...

http://merciogomes.blogspot.com/2011/09/sinais-dos-tempos-ministerio-da-justica.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+BlogDoMrciondiosAntropologiaCultura+%28Blog+do+M%C3%A9rcio%3A+%C3%8Dndios%2C+Antropologia%2C+Cultura%29

Angela Ursa disse...

Dona Sra. Urtigão, essa questão das terras indígenas sempre é complicada. Beijos da Ursa