quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Siriema no ninho (Fonte da imagem: Blog da Boca da Onça)
SERIEMAS São aves de médio porte, terrestres, que preferem correr a voar. O grupo é nativo da América do Sul e habita zonas de pradaria ou florestas abertas. As Seriemas alimentam-se de insectos, lagartos e pequenas cobras. Em contacto com os humanos, as Seriemas são sempre desconfiadas e quando se sentem ameaçadas por eles, costumam abrir suas asas e enfrentá-los. Diz a lenda que o canto deste pássaro indica o final da época das chuvas. Aceitam diferentes tipos de alimentos dados pelo homem, como grãos de milho e pedaços de pão. Andam em casais ou pequenos grupos. Só voam quando se sentem obrigadas. À noite abrigam-se no alto das árvores, onde também constroem seus ninhos. (Fonte) (Foto por Santos Rita)
(Foto por: Ângela Grizon Brockstedt)

SIRIEMA
Nome científico: Cariama cristata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Cariamídae
Seu nome vem do tupi siriema (pequeno nhandú), ou seriema (nhandú com crista). Ave típica do cerrado, a siriema é imponente, de cauda longa e crista formada por um tufo de penas, que mede aproximadamente 12 cm. Sua plumagem é cinza-amarelada, com riscas finas e escuras. Seu abdome é mais claro e o bico e as pernas são vermelhos. É uma das raras aves dotadas de pestanas. Pode ter altura de até 70 cm e 90 cm de comprimento (até a cauda) com peso de até 1,4 kg. Seu canto é melodioso, e pode ser ouvido a mais de 1 Km de distância
A alimentação da siriema é composta basicamente de roedores, insetos e pequenos répteis, como lagartos e cobras. Costumam matar suas presas jogando-as várias vezes contra o chão.

Durante o dia, as siriemas saem normalmente em casais ou grupos pequenos para procurar alimentos pelo chão. Elas caminham e correm em grande velocidade e só voam ao se sentir muito ameaçadas. São extremamente desconfiadas e não toleram a aproximação de supostos inimigos. À noite dormem em galhos de árvores.
O casal de siriemas constrói seu ninho em árvores e põe dois ovos quase brancos (ligeiramente rosados, com pintas castanhas). O casal se reveza no ninho, para chocar seus ovos. Os filhotes nascem após 26 a 29 dias, e os pais costumam criar apenas um dos filhotes, que fica duas semanas no ninho, sendo alimentado.

3 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Olá ! Eu nunca havia visto foto de ninho de siriema e confesso que pensava que seus ninhos ficavam no solo, ocultos por vegetação. Quanto ao canto da siriema anunciar o fim das chuvas... Noossa, será por isso que lá por onde ando esta tão seco ? as siriemas não param de cantar, toda manhã e tarde...

Angela Ursa disse...

Dona Sra. Urtigão, então, esse clima seco que anda castigando a gente tem ligação com a cantoria constante das siriemas. Tomara que elas se cansem e parem de cantar por um longo período :)) Beijos floridos!

Bareback disse...

Ue ! Porque Ursa sentada no Brasil nao ha urso ?!