quarta-feira, 17 de agosto de 2005


O UIRAPURU
(Fonte) (Imagem retirada DAQUI)

O uirapuru é um pássaro típico do norte do país, onde existe uma lenda de que todos os outros pássaros param de cantar para ouvi-lo.
Vive na parte baixa da floresta. Come frutas, mas, principalmente, insetos.
Após uma época de seca e logo que começa a chover, as formigas taocas saem de seus formigueiros e atacam todos os pequenos seres que encontram. Isso gera uma movimentação desesperada de vários seres na floresta, chamando a atenção de vários pássaros, inclusive o uirapuru. É um banquete para todos os pássaros que comem formigas.
Enquanto os outros comem, o uirapuru canta. O seu canto, curto e forte, demonstra que ele está dominando o território.
Com um canto longo e melodioso, sua "intenção" é outra: a atração para acasalamento. Esses cantos duram de dez a quinze minutos ao amanhecer e ao anoitecer, na época de construção do ninho. Durante o ano todo, o uirapuru canta apenas cerca de quinze dias.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ursa!
Quem me enviou foi o Jôka P.!
Maravilhoso o uirapuru!
Maestro Villa Lobos se embrenhou na floresta só para ouví-lo!
Fascínio!
bjs!!!

Anônimo disse...

Saudações florestais, Luci! Que bom que você gostou do passeio na floresta! Volte sempre! :))

Anônimo disse...

Eu estou preocupada com este passaro
a dias que ele não canta mais
e eu sempre esperava o seu canto no florecer da manhã, e no entardecer
qual sera o motivo?
me ajuda a descobrir!!!