domingo, 11 de setembro de 2005

Mico-de-cheiro (Saguinus Sciureus) no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, uma das áreas protegidas do Arpa que recebe apoio direto do WWF-Brasil. (Foto: Zig Koch)
Conheça o site do WWF-Brasil

Áreas Protegidas da Amazônia (Fonte)
O Programa Áreas Protegidas do WWF-Brasil tem como missão principal acompanhar e apoiar a execução do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), uma iniciativa do governo federal, criada em 2002, para implementar uma rede de unidades de conservação - ou áreas protegidas - que propicie a conservação de amostras representativas das diferentes paisagens da Amazônia brasileira. As áreas beneficiadas pelo Arpa fazem parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc).
A criação do Programa Áreas Protegidas resulta dos compromissos assumidos pelo WWF-Brasil com os parceiros do Arpa, especialmente com o Ministério do Meio Ambiente, a quem cabe a coordenação deste programa federal. Por ter participado desde o início de sua formulação, o WWF-Brasil integra as instâncias decisórias e de planejamento do Arpa, ao mesmo tempo em que lidera um esforço coordenado, do qual participam outros parceiros, para captar novos recursos financeiros para o programa.
Em sua estratégia, o WWF-Brasil realiza também atividades complementares, destinadas a colaborar para o aprimoramento do Snuc e a fortalecer a implementação do Arpa. Essas atividades são realizadas por meio de parcerias com o Ibama, com governos estaduais e com organizações da sociedade civil da Amazônia. Um exemplo é o apoio técnico e financeiro dado pelo WWF-Brasil à elaboração de planos de manejo, um instrumento crucial para o bom funcionamento das unidades de conservação.

Nenhum comentário: