quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Índio Kiriri durante ritual do Toré (Foto: Léo Martins, década de 80, e fonte do texto)

Kiriri é um vocábulo tupi que significa povo "calado", "taciturno". Essa designação teria sido atribuída pelos Tupi da costa aos índios habitantes do sertão. O povo kiriri constitui hoje um grande exemplo de luta para outros povos indígenas localizados na região Nordeste do país. No espaço de quinze anos, eles se estruturaram politicamente e promoveram, em fins dos anos noventa do século passado, a extrusão de cerca de 1.200 não-índios incidentes na Terra Indígena Kiriri, homologada desde 1990.
_____________________________
O povo do São Francisco é muito mais do que sinônimo de resistência. É também exemplo de preservação cultural, de respeito aos ancestrais. Em cada curva do rio, uma surpresa. Em que outro lugar do Brasil se tem o privilégio de conhecer uma tribo que elegeu uma mulher como cacique?
Com 38 anos e há 15 liderando a aldeia. Maria Kirirí impõe a autoridade que herdou do pai.
"Escreveu não leu o pau comeu. Índio que é índio tem que andar na linha com a liderança, porque eu quero botar ele no caminho certo", avisa Maria Kirirí, cacique.
Segundo o pagé, não há quem ouse desobedecê-la.
“Na hora que ela grita, todo mundo chega junto, de grandes a pequenos, todo muito respeita”, garante Domingos kirirí, pagé Kirirí.
Como bons barranqueiros, os índios Kirirís também são filhos orgulhosos do Velho Chico. (Fonte: trecho de matéria: Devotos do Rio São Francisco, do site do Jornal Nacional.)

3 comentários:

Jôka P. disse...

O que é isso ?
O índio tá lambendo um chocalho ?
Coxinha de galinha cenográfica ?
????????
:)
JÔKA P.

Jôka P. disse...

Sou o amigo 1.983 !!!
:D

Angela Ursa disse...

Jôka, eu acho que ele apenas sacudiu o chocalho perto da boca, não está lambendo, viu? (risos)
Beijos!