sexta-feira, 23 de setembro de 2005

STF julgará homologação da demarcação de terra do povo Potiguara
Você pode apoiar este povo! Envie uma mensagem para os endereços eletrônicos dos Ministros do STF.
CLIQUE AQUI!
(Fonte:
boletim GRUMIN / Rede de Comunicação Indígena )

O Supremo Tribunal Federal poderá julgar nas próximas semanas, um Mandado de Segurança que pede a anulação do Decreto de homologação da demarcação da terra indígena Jacaré de São Domingos, tradicionalmente ocupada pelo povo indígena Potiguara e localizada nos municípios de Rio Tinto e Marcação, Paraíba.
Mais uma vez o Cimi pede a sua colaboração no envio de mensagens de correio eletrônico para os onze ministros do STF que julgarão o caso.
Desde 1993 a terra Jacaré de São Domingos foi homologada, com 5.032 hectares, mas o povo Potiguara ainda convive com a presença de usinas de cana de açúcar em suas terras. Como a região onde vivem foi explorada para plantio de cana por muitos anos, sua terra ainda é reivindicada, sobretudo por empresas de cana que ali se instalaram, inclusive com incentivos dos governos militares.

Entenda o caso no STF
As empresas sustentam que a homologação da terra Jacaré de São Domingos prejudica ações judiciais relacionadas ao domínio da terra. Caso o STF acate os argumentos das empresas rurais, o processo de demarcação da terra indígena Jacaré de São Domingos ficará condicionado à conclusão de processo judicial que pretende anular o processo administrativo de demarcação e assegurar a propriedade da área às empresas rurais.
As empresas questionam também a validade da homologação alegando que existe diferença entre os limites declarados na Portaria do Ministro da Justiça e o Decreto que homologou a demarcação administrativa. A diferença é de 314 hectares. No entanto, ao declarar os limites, o Ministro da Justiça, com base em estudos cartográficos da Funai, indica a extensão da terra em superfície e perímetros aproximados. Quando a Funai promove a demarcação da área, algumas imprecisões das coordenadas geodésicas são sanadas. Além disso, para dirimir eventuais questões decorrentes desta diferença, seria necessário promover a análise de outros elementos de prova e até mesmo perícia cartográfica, que de resto não pode ser resolvida em processo de mandado de segurança, conforme orientação jurisprudencial do próprio Supremo Tribunal Federal.
O território Potiguara é dividido em três terras que têm processos de reconhecimento separados, apesar de serem contínuas. As terras Jacaré de São Domingos e São Miguel já foram homologadas, e a terra Monte Mor ainda precisa ser demarcada para depois ser homologada.

2 comentários:

Jôka P. disse...

Dona URSINHA !!!
Já notou que quem também tá no corre-corre sou eu, né ?!
Pode ficar parecendo que dei uma largada nas minhas amigas, mas não é isso não ! :)
Vim pra dar um BeiJÔKA na índia, e respirar esse oxigênio da floresta !
Tomara que dê pra voltar mais tarde e sentar na beira da fogueira com a minha querida Angela Ursinha !!!
Bjs,
JÔKA P.
:)

Angela Ursa disse...

Querido Jôka, você pode vir a hora que quiser aqui na floresta, que a fogueira e o chá quentinho estarão sempre prontos, viu? Beijos da sua amiga Dona Ursa! :))