segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Conferência vai discutir nova política indigenista
(Fonte: Gazeta de Cuiabá )
Cerca de 160 índios de 32 etnias de Mato Grosso participam essa semana da 5ª Conferência Regional dos Povos Indígenas. O evento, que tem início amanhã, será realizado até o dia 16, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
Nesse evento os índios vão dizer como deve ser construído o modelo de política indigenista no Brasil. "Desde o período do império até hoje, o homem branco vem dizendo o que é bom para o índio. Agora são eles que vão dizer o que de fato é bom para eles", ressalta o indigenista Isanoel Sodré, completando que o evento será mediado por índios que estão cursando o terceiro grau.
Várias conferências indígenas estão sendo realizadas no país. Quando todas forem concluídas será feita uma em nível nacional, que deve acontecer em abril do próximo ano. "Nela será tirado o modelo de como a Funai deve ser estruturada, como a questão da educação voltada para os índios, a saúde, e as políticas indigenistas devem ser elaboradas. Nesse evento nacional vamos criar ainda o Conselho Nacional de Políticas Indigenistas", diz Sodré.
No Estado existem 38 etnias, sendo que 32 vão participar da conferência regional. No Brasil existe ainda entre cinco e seis etnias que não foram identificadas, ou seja, vivem isoladas do homem branco. Desse total duas estão em Mato Grosso, uma na região de Aripuanã e outra em Rondolândia. "A proposta não é contactá-los, mas sim protegê-los onde estão", assegura Sobré.

Nenhum comentário: