segunda-feira, 10 de outubro de 2005


Marlui Miranda - CD "2 IHU KEWERE: REZAR"
Há mais de 20 anos que Marlui Miranda, etnóloga e compositora brasileira, pesquisa e interage com tribos de índios do Amazonas. Quatro anos antes de "2 IHU Kewere: Rezar", editou "IHU Todos os Sons", uma réplica sonora algo experimental da grande selva visualizada maioritariamente por músicos da nossa civilização e que contou com a colaboração de, entre outros músicos brasileiros e não só, Gilberto Gil. "2 Ihu Kewere: Rezar" é, segundo as próprias palavras da autora, uma «catequese sonora ao inverso» criada no sentido de permitir uma saudável absorção da religião cristã. Algo que poderia servir de Missa aos Jesuitas no Sec. XVI, «por forma a traduzir os conceitos cristãos para o sagrado campo indígena». Gravado pela Orquestra Jazz Sinfônica e o Coral Sinfônico do Estado de São Paulo, esta Missa Kewere além de possuir uma base litúrgica cristã é «incendiada» pela força dos cânticos indígenas carregadas de misticismo, num duelo equilibrado entre o céu e a terra. (Luís Rei - Crónicas da Terra - Músicas sem fronteiras).
O CD comemora o quarto centenário de nascimento de José de Anchieta e aborda, através de uma linguagem de grande diversidade o universo sonoro indígena - através da música das tribos Aruá, Tupari e Urubu-Kaapor - com versos em tupi escritos originalmente por José de Anchieta. Como comenta a própria Marlui a respeito da composição:
"Em Kewere a idéia central é a contraposição de crenças: de um lado, cantos de pajés; de outro, versos cristãos de José de Anchieta e textos da liturgia acomodados dentro da mesma trama composicional".
Para ouvir as faixas do CD, clique nos links abaixo ou acesse diretamente a página do
CliqueMusic
1
Canto de entrada (Marlui Miranda); 2 Kyrie (Marlui Miranda); 3 Glória (Marlui Miranda);
4
Aleluia: Aclamação ao Evangelho (Marlui Miranda); 5 Credo (Kaapor - Marlui Miranda); 6
Ofertório (Marlui Miranda); 7 Pai Nosso (Texto extraído do Catecismo da Língua brasílica século XVI - Marlui Miranda); 8 Agnus Dei (Marlui Miranda); 9 Comunhão (Marlui Miranda); 10 Ação de Graças (Kaapor - Marlui Miranda); 11 Canto final (Texto José de Anchieta - Marlui Miranda).

9 comentários:

Taia disse...

Bom dia!!! Passando rapidinho para desejar uma ótima semana e dizer que estou me mudando de mala e cuia para o blogspot. Beijão.

Anônimo disse...

Bom dia....

Nossa......qwue coisa boa D. Ursa...
To amando meu começo de semana....
Que a sua tb seja abençoada....
Bjs....

Jôka P. disse...

Que linda a capa do CD da Marlui, hein !!! Superbonita !!!
Vou ouvir o som também.
Bjs e ótima semana, amiga Angela URSA !!!
:)
JÔKA P.
Ps :
A TAIA tá mudando de Blog pro blogspot, precisamos rever os nossos links !!!

Angela Ursa disse...

Renata, desejo uma ótima mudança de casa virtual ;)) Depois, vou atualizar o seu link. Beijos!

Diana, vale a pena ouvir as músicas da Marlui Miranda! Beijos

Jôka, é muito artística mesmo a capa do CD. Depois diz se gostou das músicas! Beijos florestais! :))

Janaina disse...

Perfeição... simplesmente.

Anônimo disse...

Nossa, sabia que eu to ficando fã do teu cantinho?
Na semana passada eu peguei o e-book da Eliana Potiguara aqui no seu canto....brigada...rs....
bju

Angela Ursa disse...

Janaína, fico feliz de saber que você gostou. Beijos!

Morgana, a floresta está aberta 24 horas (risos) para todos os amigos. Aceita um chá? Gostou do e-book indígena? :)) Beijos!

Taia disse...

Se você estiver de bobeira passa lá em "casa" para ver a nova decoração. De sua opinião sincera tá. Beijos em todos na Floresta Encantada.

Angela Ursa disse...

Renata, já fui na sua casa nova e deixei uma mensagem para você. Beijos!