sábado, 26 de novembro de 2005

Aroeira Vermelha (Schinus terebinthifolius) (Fonte)
(Para a amiga nanbiquara)
Entre as Aroeiras existem algumas que atacam a pele de quem ter alergia, porém não esta, também conhecida como Aroeira mansa. É muito utilizada em arborização urbana, por sua beleza com pequenos frutos vermelhos. É uma árvore de pequeno a médio porte. Floresce varias vezes ao ano, principalmente por volta de Novembro. Flores brancas, frutos vermelhos.

3 comentários:

Vera Fróes disse...

Ursa, vim pelo canto do uirapuru (indicação da Luciane) e encontrei este post sobre aroeira. E, quando a gente estava com alguma alergia, nós passavamos em baixo da arueira, que na casa da minha vó materna, era uma árvore enorme e diziamos assim: "Bom dia dona aroeira"(se fosse de tarde), "Boa tarde dona aroeira"(se fosse de manhã). Não lembro se funcionava, mas a gente fazia o ritual...

P.S: Minha avó paterna era índia.

Bjos.

nanbiquara disse...

É essa, minha folhagem predileta, minha árvore querida.
Tem um cheiro tão bom, tão bom que às vezes fico quebrando um talo só para sentir o perfume.
E a aroeira brava não me dá alergia, acho que sabe que gosto dela.
Obrigada, Angela, fiquei tão contente com esse post, nossa, olha o sorrisão: :))))))).
Beijos e um fim de semana lindo, viu?

Angela Ursa disse...

Oi, Vera! Então, sua avó era índia e ensinou esse ritual da aroeira a você?! Adorei conhecer! Obrigada! Beijo da Ursa :))

Amiga nanbiquara, fico feliz de saber que você gostou do tópico da aroeira e que eu escolhi a espécie que você gosta :)) Beijos da Ursa!