quarta-feira, 2 de novembro de 2005

A irara (Informações e imagem extraídas do site Saúde Animal )
A irara é também conhecida no Brasil pelo nome de papa-mel, porque esse é um de seus alimentos preferidos. Nos países de língua espanhola, que constituem uma grande parte de seus domínios, a irara é chamada "cabeza de cejo", que significa "cabeça de velho". Sem dúvida é porque o animal tem uma cabeça cinzenta sobre o corpo negro e também porque suas orelhas curtas e arredondadas lhe dão um ar "humano"...Espalhada desde o Sul do México até a Argentina, a irara é uma parenta da marta. Seu corpo é esguio, o pescoço alongado e as pernas compridas. Habita as florestas e também os campos. É um escalador muito ágil: as palmas de suas patas são lisas, as garras parcialmente retrateis e as articulações de suas pernas lhe permitem "virar as patas" para descer das árvores com a cabeça voltada para baixo.
As iraras são ativas dia e noite, mas descansam nas horas quentes do dia. Vivem aos pares e costumam deixar marcas de cheiro nos galhos por onde passam. Adoram frutos e mel, mas são principalmente carnívoras: caçam ratos, aves, esquilos e até cutias. Os filhotes nascem cegos, mas inteiramente cobertos de penugem negra.

6 comentários:

Saramar disse...

Angela Ursa, bom dia!
Que linda carinha ela tem, não? Linda e tão indefesa.

Angela Ursa disse...

Olá, Saramar! A irara é mesmo bonitinha :)) Beijo da Ursa

Anônimo disse...

Um encanto mesmo, bonitinha e come mel, adorei.
Beijos, :).

Janaina disse...

Fala se não dá vontade de pegar no colo e apertar?

Angela Ursa disse...

nanbiquara, a irara deve ter algum parentesco com urso porque também gosta de mel ;)) Beijos!

Janaína, ela é muito fofinha sim. Dá vontade de pegar no colo mesmo. Beijos!

Angela Ursa disse...

nanbiquara, esqueci de falar que, desde ontem, que não consigo visitar sua página. O Weblogger aqui está fora. Então, continua dando chiliques, desde que mudei a floresta de lá. Que chato isso!