sábado, 26 de novembro de 2005


O Capelobo (Fonte 1 e da imagem)
Lenda muito comum na Região dos Rios do Pará e também no Maranhão. O nome Capelobo é uma fusão com um nome de significado possivelmente indígena, onde Capê (osso quebrado, torto ou aleijado) + Lobo .
Características: O Capelobo pode aparecer com duas formas distintas: Forma de animal: Aparece como uma anta, porém com características mais distintas, é maior que uma anta comum, é mais veloz, apresenta um focinho mais parecido com o de um cão ou porco, e longos cabelos. Forma Humana: Aparece com o corpo metade homem , com focinho de tamanduá, e corpo arredondado.Costuma sair a noite, rondando as casas e acampamentos que ficam dentro das florestas, costuma apanhar cães e gatos recém nascidos, mas quando captura um animal maior, ou um homem, ele quebra o crânio e come o cérebro, ou bebe o sangue. Só é morto com um ferimento no umbigo.
Outra versão: (
Fonte 2) O Capelobo reside nas matas. É uma figura negra bem cabeluda e de grande estatura. Os caçadores contam de é imune à ação de tiros de espingardas e revólveres e que para matá-lo, é necessário que atinjam a boca ou o umbigo. No lugar Porto Paiol, no município de Parnarama, contam os moradores, que o Capelobo sai de uma grande gruta, profunda, a cada 45 dias para tomar banho no rio. Seus banhos noturnos são acompanhados de muitos gritos e de um movimento nas águas produzidos por suas mãos, que produz barulho escutado de muito longe.A ela é associada uma figura indígena ou um macaco de dimensões maiores e extremamente raros.

Nenhum comentário: